Prepare a voz, o melhor look e as pulseiras da amizade: os concertos de Taylor Swift, em Lisboa, no âmbito da The Eras Tour, estão cada vez mais perto. A cantora vai atuar no estádio da Luz já nesta sexta-feira e no sábado, 24 e 25 de maio, respetivamente. E uma vez que estamos tão perto da data em que a artista se estreia em solo português, eis tudo o que precisa de saber.
A começar pelo trânsito: se estava a pensar deslocar-se com recurso a viatura própria, é melhor reavaliar a decisão. A circulação rodoviária e o trânsito vão estar condicionados entre sexta-feira, 24, e domingo, 26, junto ao estádio, segundo informou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), em comunicado, de acordo com o "Expresso".
As autoridades aconselham o uso de transportes públicos. Isto porque estão previstos condicionamentos de tráfego na Avenida Machado Santos (em ambos os sentidos), Avenida Eusébio da Silva Ferreira, Impasse à Rua João de Freitas Branco, Praça Cosme Damião e Avenida Cosme Damião.
Na Avenida Machado Santos os constrangimentos irão ocorrer entre as 8 horas de sexta-feira e as 2 horas de domingo, enquanto na Avenida Eusébio Ferreira será condicionado o acesso ao parque -3 e à Avenida do Colégio Militar entre as 14 horas de sexta-feira e as 2 horas de sábado, horário que se mantém de sábado para domingo.
Em relação à Rua João de Freitas Branco, os constrangimentos vão ocorrer até à meia-noite de domingo. Na Avenida do Colégio Militar (entre a Rua Galileu Galilei e a Avenida Condes de Carnide) o trânsito vai ser cortado antes do final de cada concerto, na sexta-feira e no sábado à noite, e até o público ser totalmente escoado, avança a mesma publicação.
No que toca a estacionamento, a PSP alerta para a necessidade de assegurar as reservas de estacionamento em locais como a Avenida Hernâni Lopes, Avenida Machado Santos, Impasse à Rua João de Freitas Branco e Praça Cosme Damião. O mesmo se aplica ao parque de estacionamento da EMEL que fica junto ao viaduto da Avenida Lusíada.
A que horas abrem as portas?
Está previsto que as portas do estádio da Luz abram pelas 16 horas em ambos os dias de concerto. Os detentores de bilhetes VIP deverão poder entrar no recinto um pouco mais cedo, por voltas das 15 horas, tendo direito a uma zona de espera até às 15h45 – aqueles que chegarem mais tarde, já entram no estádio com os restantes integrantes da fila.
As entradas do estádio da Luz estão todas devidamente assinaladas e, pelas redes sociais, têm começado a circular imagens tiradas no recinto. Contudo, a base de fãs de Taylor Swift, que está empenhada a fazer com que o concerto corra às mil maravilhas, também tem feito mapas digitais, para que todos possam conseguir situar-se.
Veja as fotos.
Contudo, se entrar à hora em que as portas abrem, prepare-se para ficar lá umas boas horinhas: antes de Taylor Swfit subir a palco, ainda haverá outro concerto. Este será levado a cabo pela banda Paramore, cuja atuação está prevista para as 18h15. A artista só começará o espetáculo depois disso.
Se a tendência de outros países se mantiver, a norte-americana deverá subir a palco antes das 20 horas, diz "O Globo". Depois, é aproveitar as mais de três horas de música que Taylor Swift tem preparadas, que incluem várias mudanças de looks, e cantar em uníssono com as cerca de 60 mil pessoas que são esperadas para cada dia de concerto, diz a TSF.
Para qualquer dúvida em relação aos bilhetes, o atendimento ao cliente estará aberto a partir das 10 horas para questões relacionadas com a emissão dos mesmos. Além disso, todos os bilhetes são digitais – pelo que os fãs deverão aceder aos mesmos nos dispositivos móveis, através da aplicação da See Tickets, onde estes ficam armazenados.
O que se pode (ou não) levar?
À porta do estádio da Luz já se podem ver cartazes sobre aquilo que pode, efetivamente, entrar no recinto e aquilo que, por outro lado, deve ficar bem longe dele. As imagens andam a circular nas redes sociais – e a lista não é propriamente pequena. Comecemos por aquilo que é permitido.
É permitido levar garrafas de até meio litro de água, desde que não sejam de vidro ou metal. Além disso, também se pode levar comida – mas coisas leves e porções pequenas, atenção. É o caso de lanches mais compactos, como barrinhas de cereais (afinal, é um concerto que vai durar várias horas, sem contar com a antecedência com que lá deverá estar).
Uma vez que as portas abrem ainda ao início da tarde e o concerto dura até altas horas, as mudanças de temperatura vão fazer-se sentir. Por isso mesmo, recomenda-se proteção tanto para o sol, como para o frio – por isso, protetor solar, óculos de sol, chapéus e um agasalho é aquilo que deve sempre ter à mão.
No que diz respeito às proibições, é o caso de capacetes e qualquer tipo de proteção para a cabeça, cartazes que sejam maiores que o tamanho A3 ou fantasias que obstruam a visão, muletas (a menos que tenha atestado médico), objetos móveis e itens de mobilidade como skates e patins, aerossóis e perfumes, bebidas alcóolicas e mochilas ou malas com uma capacidade superior a 10 litros.
Além disto, estão também proibidos artigos sonoros, selfie sticks, guarda-chuvas com pontas de metal e outros objetos perigosos, como fogo de artifício, sinalizadores de emergência e similares. Recipientes de vidro ou metal com capacidade maior que meio litro também não podem entrar.
Computadores, tablets e outros dispositivos eletrónicos grandes, como é o caso de equipamento profissional de filmagem, também estão proibidos de entrar no estádio. O mesmo se aplica a drones ou veículos não tripulados, algo que pode resultar em confiscação e sanções legais.
Que músicas é que Taylor vai cantar?
A The Eras Tour é uma digressão cujo objetivo é passar por todas as eras (ou álbuns) da cantora. Isto significa que todos os discos estarão contemplados no espetáculo, que tem uma duração de quase quatro horas. E os fãs portugueses vão ter uma sorte que os os países pela qual a artista passou no início da digressão, que começou a 23 de março de 2023, não tiveram: ouvir as músicas do novo álbum.
A era do álbum "Red" foi antecipada e a de "Reputation" atrasada. "Folklore" e "Evermore" surgem agora juntas ("Folkmore"), para a entrada da era de "The Tortured Poets Department". O álbum duplo foi lançado a 19 de abril deste ano e, desde então, os êxitos que dá surgiram já integram a setlist, que foi alterada de modo a ser possível adicionar as novas canções.
Fazem agora parte do espetáculo as recém-chegadas "But Daddy I Love Him", "Who's Afraid Of Little Old Me?", "Fortnight", "The Smallest Man Who Ever Lived", "I Can Do It With A Broken Heart", "So High School" e "Down Bad". Em todos os concertos surgem dois temas surpresa, o primeiro em guitarra e o segundo no piano.
Para incluir "TTPD", a cantora excluiu "The Archer", "The Last Great American Dynasty", "The 1", "Tis the Damn Season", "Long Live" e "Tolerate It", refere a "Forbes". Abaixo, veja a lista de temas completa.
- "Miss Americana & the Heartbreak Prince"
- "Cruel Summer"
- "The Man"
- "You Need to Calm Down"
- "Lover"
- "Fearless"
- "You Belong With Me"
- "Love Story"
- "22"
- "We Are Never Ever Getting Back Together"
- "I Knew You Were Trouble"
- "All Too Well (10-Minute Version)"
- "Enchanted"
- "Ready For It?"
- "Delicate"
- "Don't Blame Me"
- "Look What You Made Me Do"
- "Cardigan"
- "Betty"
- "Champagne Problems"
- "August"
- "Illicit Affairs"
- "My Tears Ricochet"
- "Marjorie"
- "Willow"
- "Style"
- "Blank Space"
- "Shake it Off"
- "Wildest Dreams"
- "Bad Blood"
- "But Daddy I Love Him"
- "So High School"
- "Who's Afraid of Little Old Me"
- "Down Bad"
- "Fortnight"
- "The Smallest Man Who Ever Lived"
- "I Can Do It with a Broken Heart"
- Surprise song #1
- Surprise song #2
- "Lavender Haze"
- "Anti-Hero"
- "Midnight Rain"
- "Vigilante S—-"
- "Bejeweled"
- "Mastermind"
- "Karma"