Depois de quase um ano de pandemia, todos temos algo do qual sentimos saudades. Seja o jantar com os amigos à beira-rio, os treinos no ginásio, as pausas para café no trabalho ou os concertos de algumas das nossas bandas de eleição onde dançamos até nos doerem as pernas e cantamos até perdermos a voz. Mas lá porque estamos em confinamento, não quer dizer que os artistas não venham até nós. 

A cultura é, sem dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia. Concertos, festivais, showcases, todas as apresentações das bandas têm sido canceladas sistematicamente, o que está a prejudicar os artistas, que nem sempre têm forma de se fazer ouvir. Para ajudar a quebrar esta barreira, o Minipreço lançou o projeto Músicas de Fundo, onde vai dar espaço a vários artistas portugueses emergentes para que possam apresentar alguns dos seus temas aos seus clientes. 

O projeto surge inserido no movimento Movimento Mini Gestos Solidários que, desde o início desta pandemia, tem apoiado dezenas de instituições de solidariedade, pequenos negócios e produtores nacionais. Esta iniciativa surge ainda no seguimento do apoio que o Minipreço deu ao projeto UNCANCEL2020, uma venda solidária de peças de merchandising de todos os eventos cancelados no ano passado, e cujos lucros reverteram a favor de todos os envolvidos na produção desses mesmos espetáculos. 

“Quando pensamos em produtores, nunca ligamos aos produtores de cultura. Mas num contexto em que menos de 1% do orçamento de estado vai para a cultura e mesmo com a abertura gradual de alguns mercados, os músicos emergentes continuam a ser afetados, detetámos uma boa oportunidade de ajudar um sector que está diretamente ligado às pessoas e onde podíamos fazer a diferença”, diz Ricardo Torres Assunção, Diretor de Comunicação e Publicidade da DIA Portugal. “[estes artistas]terão as nossas lojas como veículo de divulgação dos seus trabalhos, para que os nossos clientes possam ouvir as suas músicas e aumentar as visualizações, o que também é benéfico para estes artistas.”

Para apoiar estes artistas, as playlists das lojas Minipreço mudaram, e passam agora a incluir temas de alguns artistas nacionais emergentes, como forma de ajudar a divulgar os seus trabalhos. Amaura, Janeiro, Catraia, Marvel Lima, Lila, Co$tanza e Gohu foram os músicos escolhidos para fazerem parte da iniciativa, e pode conhecer a playlist completa através do Spotify. 

Minipreço - Músicas de Fundo

Além disso, a iniciativa Músicas de Fundo vai transformar as lojas Minipreço num palco para que estes músicos possam ter a oportunidade de dar um pequeno concerto. Estes espetáculos serão gravados dentro de uma loja Minipreço, num momento em que o espaço esteja fechado, impedindo assim o ajuntamento de pessoas dentro da loja. Os espetáculos serão, depois, transmitidos através do YouTube, do Facebook e do IGTV do Minipreço. 

Conheça o calendário completo da transmissão dos concertos abaixo:

Lojas Minipreço serão o palco de concerto dos artistas portugueses em pleno confinamento

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.