A tão aguardada retrospectiva Spotify Wrapped 2023 já chegou. A partir desta quarta-feira, 29 de novembro, os utilizadores da aplicação Spotify já podem ver todo o panorama musical que os acompanhou durante o ano, com destaque para os artistas, as canções, os álbuns e os podcasts mais ouvidos. Os dados referem-se não só a nível pessoal como a nível global, com as estatísticas daquilo que foi mais ouvido ao longo de 2023. E sim, como já seria de esperar, Taylor Swift foi a artista mais ouvida durante todo o ano.
Em Portugal, pela primeira vez na história do Wrapped no País, a canção mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira foi o tema que os portugueses mais ouviram em 2023, com mais de 24 milhões de streams.
A artista, em comunicado, afirma que está bastante feliz com o prémio. “No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo (...). Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolherem é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora”, disse Bárbara Bandeira.
“Tá OK” de Dennis foi a segunda canção mais ouvida em Portugal, seguida de “Nosso Quadro” de AgroPlay, “Chakras” de Ivandro e Julinho KSD e “Coração de Gelo” de WIU encerra o pódio. Contando apenas artistas portugueses, depois das músicas de Ivandro com Bárbara Bandeira e Julinho KSD, “CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho foi o tema mais ouvido em Portugal. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com sete canções portuguesas no top 20 do País, quando em 2022 eram apenas duas.
No entanto, apesar de não aparecer no pódio das canções mais ouvidas, T-Rex foi o artista nacional mais ouvido em 2023. O intérprete de “Tá Tudo Bem”, “Tinoni” e “Distância” tinha ficado na quarta posição no ano passado, subindo agora para o topo do pódio. Também o seu álbum, “COR D´ÁGUA” ficou no primeiro lugar de álbuns mais ouvidos pelos portugueses. “Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível”, afirmou o artista, em comunicado.
Seguido de T-Rex, Ivandro é o cantor mais ouvido, que tinha ficado em primeiro em 2022. Plutónio ficou em terceiro lugar, seguido da banda Wet Bed Gang e, a fechar o top 5 mais ouvido em Portugal, ficou Julinho KDS. Bárbara Tinoco foi a artista feminina mais ouvida em Portugal, mas não entrou no top 10, tendo ficado depois da banda Calema, Slow J, LON3R JOHNY, Richie Campbell e Bispo.
Acima do artista português, só estrangeiros é que foram os mais ouvidos no País. Taylor Swift subiu ao primeiro lugar, depois de ter ficado em terceiro no ano passado, seguida de The Weeknd, líder de 2022, e Drake, líder de 2021. T-Rex aparece em quarto como o artista mais ouvido, seguido de Bad Bunny. Quanto a álbuns preferidos, depois de “COR D´ÁGUA” seguiu-se “Dos Prédios Deluxe” de Veigh, “Starboy” de The Weeknd, “Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny e “Heartbreak & Other Stories” do português Richie Campbell.
Sobre os podcasts, as surpresas não são muitas. “Extremamente Desagradável” de Joana Marques volta a liderar, levando o troféu de podcast mais ouvido em Portugal, que diverte os portugueses na Rádio Renascença. O novo podcast de Bruno Nogueira, “Isso não se diz”, estreia-se na segunda posição, com “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, de Ricardo Araújo Pereira, a fechar o top 3.
A nível global, também Taylor Swift é a artista mais ouvida em todo o mundo, substituindo Bad Bunny, que ocupa agora a segunda posição, após ter liderado o Wrapped mundial durante três anos consecutivos. Em terceiro lugar está The Weeknd, Drake ocupa a quarta posição e Peso Pluma encerra o pódio.
No que diz respeito às canções mais ouvidas, o prémio vai para Miley Cyrus com “Flowers”, seguida de SZA com “Kill Bill” e Harry Styles com “As It Was”, que foi o líder desta categoria em 2022. De podcasts, o top é novamente liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience”, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, e “Huberman Lab” de Scicomm Media.
Para aceder à experiência personalizada do Wrapped e descobrir a retrospectiva musical pessoal, é muito simples. Basta entrar no Spotify e entrar na página principal, estando logo no início um pop-up que dirá “O teu Flashback 2023 chegou”.
Este ano, o Wrapped apresenta novas formas de descobrir e celebrar o ano na música, como o “Eu em 2023”, onde é revelado uma das 12 personagens que melhor descrevem cada utilizador (como um shapeshifter, o utilizador que muda rápido de um artista para outro, ou um luminary, o que aprecia música mais mexida do que os outros), ou o “Sound Town”, onde cada utilizador vai ter uma cidade atribuída baseada nos seus hábitos de consumo e gostos musicais partilhados.