A tão aguardada retrospectiva Spotify Wrapped 2023 já chegou. A partir desta quarta-feira, 29 de novembro, os utilizadores da aplicação Spotify já podem ver todo o panorama musical que os acompanhou durante o ano, com destaque para os artistas, as canções, os álbuns e os podcasts mais ouvidos. Os dados referem-se não só a nível pessoal como a nível global, com as estatísticas daquilo que foi mais ouvido ao longo de 2023. E sim, como já seria de esperar, Taylor Swift foi a artista mais ouvida durante todo o ano.

Em Portugal, pela primeira vez na história do Wrapped no País, a canção mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina portuguesa. “Como Tu (feat. Ivandro)” de Bárbara Bandeira foi o tema que os portugueses mais ouviram em 2023, com mais de 24 milhões de streams.

Bárbara Bandeira. "Juntas conseguimos chegar muito mais longe do que uma para cada lado"
Bárbara Bandeira. "Juntas conseguimos chegar muito mais longe do que uma para cada lado"
Ver artigo

A artista, em comunicado, afirma que está bastante feliz com o prémio. “No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo (...). Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolherem é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora”, disse Bárbara Bandeira. 

“Tá OK” de Dennis foi a segunda canção mais ouvida em Portugal, seguida de “Nosso Quadro” de AgroPlay, “Chakras” de Ivandro e Julinho KSD e “Coração de Gelo” de WIU encerra o pódio. Contando apenas artistas portugueses, depois das músicas de Ivandro com Bárbara Bandeira e Julinho KSD, “CASA” de D.A.M.A e Buba Espinho foi o tema mais ouvido em Portugal. Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com sete canções portuguesas no top 20 do País, quando em 2022 eram apenas duas.

No entanto, apesar de não aparecer no pódio das canções mais ouvidas, T-Rex foi o artista nacional mais ouvido em 2023. O intérprete de “Tá Tudo Bem”, “Tinoni” e “Distância” tinha ficado na quarta posição no ano passado, subindo agora para o topo do pódio. Também o seu álbum, “COR D´ÁGUA” ficou no primeiro lugar de álbuns mais ouvidos pelos portugueses. “Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível”, afirmou o artista, em comunicado.

Seguido de T-Rex, Ivandro é o cantor mais ouvido, que tinha ficado em primeiro em 2022. Plutónio ficou em terceiro lugar, seguido da banda Wet Bed Gang e, a fechar o top 5 mais ouvido em Portugal, ficou Julinho KDS. Bárbara Tinoco foi a artista feminina mais ouvida em Portugal, mas não entrou no top 10, tendo ficado depois da banda Calema, Slow J, LON3R JOHNY, Richie Campbell e Bispo.

Acima do artista português, só estrangeiros é que foram os mais ouvidos no País. Taylor Swift subiu ao primeiro lugar, depois de ter ficado em terceiro no ano passado, seguida de The Weeknd, líder de 2022, e Drake, líder de 2021. T-Rex aparece em quarto como o artista mais ouvido, seguido de Bad Bunny. Quanto a álbuns preferidos, depois de “COR D´ÁGUA” seguiu-se  “Dos Prédios Deluxe” de Veigh, “Starboy” de The Weeknd,  “Un Verano Sin Ti” de Bad Bunny e “Heartbreak & Other Stories” do português Richie Campbell.

Sobre os podcasts, as surpresas não são muitas. “Extremamente Desagradável” de Joana Marques volta a liderar, levando o troféu de podcast mais ouvido em Portugal, que diverte os portugueses na Rádio Renascença. O novo podcast de Bruno Nogueira, “Isso não se diz”, estreia-se na segunda posição, com “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”, de Ricardo Araújo Pereira, a fechar o top 3.

A nível global, também Taylor Swift é a artista mais ouvida em todo o mundo, substituindo Bad Bunny, que ocupa agora a segunda posição, após ter liderado o Wrapped mundial durante três anos consecutivos. Em terceiro lugar está The Weeknd, Drake ocupa a quarta posição e Peso Pluma encerra o pódio.

No que diz respeito às canções mais ouvidas, o prémio vai para Miley Cyrus com “Flowers”, seguida de SZA com “Kill Bill” e Harry Styles com “As It Was”, que foi o líder desta categoria em 2022. De podcasts, o top é novamente liderado pelo podcast americano “The Joe Rogan Experience”, seguido por “Call Her Daddy” de Alex Cooper, e “Huberman Lab” de Scicomm Media.

Para aceder à experiência personalizada do Wrapped e descobrir a retrospectiva musical pessoal, é muito simples. Basta entrar no Spotify e entrar na página principal, estando logo no início um pop-up que dirá “O teu Flashback 2023 chegou”.

Este ano, o Wrapped apresenta novas formas de descobrir e celebrar o ano na música, como o “Eu em 2023”, onde é revelado uma das 12 personagens que melhor descrevem cada utilizador (como um shapeshifter, o utilizador que muda rápido de um artista para outro, ou um luminary, o que aprecia música mais mexida do que os outros), ou o  “Sound Town”, onde cada utilizador vai ter uma cidade atribuída baseada nos seus hábitos de consumo e gostos musicais partilhados.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.