A grande final da 60.ª edição do Festival da Canção aconteceu este sábado, 9 de março. Foi transmitida em direto pela RTP a partir das 21 horas e serviu para escolher a música que vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2024: "Grito", de iolanda.
Para definir a canção vencedora, foram somadas as votações do público, através do televoto, e do júri, composto por representantes das cinco regiões de Portugal Continental e das duas regiões autónomas, Açores e Madeira. O tema de iolanda foi colocado em primeiro lugar (com 12 pontos) pela maior parte do júri.
A emissão foi conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves nos bastidores. Ficou marcada por atuações de convidados como Mimicat e Paulo de Carvalho, bem como por várias menções à Revolução do 25 de Abril de 1974.
Nesta edição do programa mais antigo de entretenimento da televisão portuguesa houve aletria, Dolores Aveiro, Júlio Isidro, Chapitô, ovos moles, mesa de queijos, cachecóis e tanto mais. O Festival Eurovisão da Canção 2024 irá acontecer entre 7 e 11 de maio, em Malmö, na Suécia.
A classificação de cada tema
- 1.º lugar - "Grito", Iolanda;
- 2.º lugar - "... Pelas Costuras", João Borsch;
- 3.º lugar - "Doce Mistério", Leo Middea;
- 4.º lugar - "Change", Silk Nobre;
- 5.º lugar - "Pontos Finais", Rita Rocha;
- 6.º lugar - "O Farol", Buba Espinho;
- 7.º lugar - "Memory", Noble;
- 8.º lugar - "Criatura", Rita Onofre;
- 9.º lugar - "Bem Longe Daqui", Perpétua;
- 10.º lugar - "Teorias da Conspiração", Nena;
- 11.º lugar - "Aceitar", No Maka ft. Ana Maria;
- 12.º lugar - "Primavera", Cristina Clara.