Esta segunda-feira, 12 de junho, celebra-se a noite de Santo António, que antecede o feriado municipal em honra do santo padroeiro de Lisboa. É nesta noite que acontecem as grandes marchas populares (veja aqui quem serão os padrinhos de cada bairro).
Se há altura para comer sardinhas e bifanas, cheirar manjericos e dançar ao ritmo da melhor música tradicional portuguesa, é esta. A MAGG fala-lhe de cinco festas a decorrerem na noite de segunda-feira para que possa sentir o verdadeiro espírito dos Santos Populares.
A maior parte destas iniciativas são de entrada gratuita, para que apenas tenha de se preocupar em ter uns trocos para as imperiais e os caracóis. Por toda a capital acontecerão eventos de arromba, bastante coloridos e bem-dispostos.
1. Santos no Tejo
A primeira edição dos Santos no Tejo começou a 1 de junho. A última noite, a de 12, contará com a atuação da cantora Ágata. Os bilhetes para este arraial na recém-renovada Doca da Marinha, à margem do Tejo, estão à venda no site do projeto, nas lojas MEO, na Blueticket e nos locais habituais, por 5€ (inclui uma bebida). À porta custam 10€.
2. Santos em Santos
O arraial Santos em Santos, de entrada gratuita, tem estado a acontecer no Terrapleno de Santos desde 26 de maio. O recinto está aberto até às 22h30 e, a 12 de junho, vai receber a cantora Rosinha. Organizado pela Junta de Freguesia da Estrela, está à sua espera.
3. Santos Populares Vila Berta
Os Santos Populares da Vila Berta, no bairro da Graça, começarão às 16 horas com um arraial infantil. Os adultos poderão divertir-se a partir das 18 horas. A noite de Santo António terá atuações ao vivo do grupo Deixa Rolá e do DJ Cota Ruizadas. A entrada é gratuita.
4. Grande Arraial das Avenidas Novas
O Grande Arraial das Avenidas Novas, nos jardins do Campo Pequeno, tem carrosséis e muitas barraquinhas. É de entrada gratuita e, a 12 de junho, vai receber o Deejay Kamala. A festa começará ao meio dia e durará até às quatro da manhã, se assim o permitirem.
5. Santos à Campolide
Há Santos à Campolide desde 2 de junho e até dia 17. Na noite de 12 vai cantar Ruth Marlene. A entrada nestes arraiais é livre e pode contar com muitos petiscos, atividades e boa disposição. Se quiser estar presente, basta dirigir-se à Quinta do Zé Pinto.