As lareiras pertencem ao passado. O verdadeiro inimigo do frio, neste momento, são as mantas e os cobertores elétricos, que são também uma ótima prenda de Natal para os amigos ou familiares friorentos.
Alguns destes aparelhos funcionam como cobertor, mas outros ficam por cima do colchão, mais enquanto resguardo. Qualquer um contribui para o conforto de poder entrar numa cama já quente ou para desfrutar do sofá, sem incómodos, mesmo nos dias frios de inverno.
Se quiser munir-se de um destes cobertores para os dias frios que se avizinham, tenha atenção às caraterísticas: os preços variam consoante as funcionalidades oferecidas, que não são poucas. Desde o peso ao material de que são feitos, as cores e padrões disponibilizados ou até os automatismos, as opções são infinitas.
Os tamanhos variam, dependendo se são mantas ou cobertores e do número de pessoas a cobrir (para solteiro ou casal, por exemplo). Existem modelos XXL, que vão até aos 150x160 cm. O peso, por sua vez, depende do tamanho, sendo que podem pesar menos de 1kg ou mais de 2kg. A nível estético, as cores são mais discretas (como brancos, pretos, cinzentos, castanhos e beges), mas também pode optar por escolher um com padrão.
A nível de conforto, os tecidos de que são feitos também variam: algodão, lã, poliéster, polar, velo, veludo, sherpa, entre outros. Alguns têm mais potência do que outros, conseguindo atingir diferentes níveis de temperaturas, e o tempo que demoram a pré-aquecer é diferente. As definições de aquecimento podem ser complementadas com automatismos de redução da temperatura após um certo número de horas, ou temporizadores ajustáveis para o aparelho se desligar automaticamente.
Certos aparelhos contêm elásticos para se ajustarem às camas ou tiras de fixação para impedir que escorreguem, proteção contra sobreaquecimento, cabo amovível, bolsa para armazenamento, comando ou até luz de indicação. A maioria pode ser lavado na máquina, entre os 30 e os 40ºC.