Parece retirado de um filme de ficção científica, mas não é. A empresa norte-americana NeuroSky desenvolveu um dispositivo que é capaz de ler as ondas cerebrais e aumentar os níveis de concentração de uma forma mais divertida.
Chama-se MindWave e é o dispositivo mais acessível do mercado. Desenvolvido para transformar as ondas cerebrais em comandos, este aparelho tem sensores que detetam sinais de ondas cerebrais de forma segura, cujos significados são interpretados através da tecnologia da empresa NeuroSky. Depois, estes são enviados por Bluetooth para um aparelho.
Com um design que se assemelha ao de uns auscultadores, um clipe na orelha e um braço com um elétrodo EEG (sensor que capta a atividade elétrica do cérebro), este dispositivo estimula a concentração através de jogos.
Este aparelho consegue mesmo, através da concentração, fazer com que objetos se ergam, apenas por breves segundos, visto que os sinais cerebrais são convertidos em comandos, segundo escreve o “G1”.
Mas o que se pode fazer com o MindWave Mobile 2? Existem várias opções, desde a área da saúde, educação e com jogos pelo meio.
Na área da saúde, este aparelho ajuda a focar na meditação e a utilizar aplicações que consigam monitorizar o estado de espírito. Na área da educação, é possível aprender melhor como funciona o cérebro.
Este dispositivo inclui ainda jogos controlados por ondas cerebrais, que ajudam na concentração. Estão disponíveis mais de 100 aplicações para estes auscultadores na App Store, desde jogos controlados por ondas cerebrais, aplicações relacionadas ao bem-estar e até à educação e neurociência.
Este aparelho encontra-se à venda em sites como a Amazon por 111,64€.