Trazemos mais uma sugestão para se divertir fora de casa, antes que o inverno se instale. Descobri a atividade de birdwatching na Herdade da Matinha, no Cercal. Rodeada de muitos hectares de sobreiros e árvores de fruto, a escassos quilómetros do mar, num sítio seguro, onde as crianças podem explorar à vontade, a Herdade da Matinha é o sítio ideal para oferecer aos mais novos experiências de aprendizagem de valores sustentáveis e de conservação ambiental.
Aqui, nada se desperdiça; tudo se transforma. Que bom que é ensinar isso aos mais novos. As maçãs caídas no chão fazem as delícias dos cavalos da quinta, o pão duro que sobra das refeições é colocado num balde com água para amolecer e servir de repasto às galinhas e nas árvores estão penduradas inúmeras casinhas em madeira, que servem de abrigo e comedouro de inverno para os pássaros.
Observar pássaros, em plena natureza, é ao mesmo tempo relaxante e emocionante. Com binóculos ou a olho nu, mais do que “olhar o passarinho”, é entrar num mundo à parte. Com os devidos cuidados, este excelente exercício de sensibilização para a proteção da natureza é igualmente praticável nas cidades.
E, para tornar o birdwatching em família mais estimulante, deixamos aqui uma folha para assinalarem as espécies que conseguirem avistar.
Materiais
- curiosidade
- espírito de aventura
- binóculos
- paciência q.b.
- migalhas de pão (opcional)
- folha de espécies (em anexo)
Instruções
A primeira instrução é bastante básica: procurem um local com árvores e alguma relva. Em seguida, encontrem um sítio reservado para se sentarem. Não é preciso camuflarem-se, basta ficarem em sossego durante algum tempo.
Dirijam o olhar para as copas das árvores e deixem a natureza fazer o resto. Opcionalmente, podem tentar seduzir os pássaros com migalhitas de pão.
A quietude e paciência serão certamente recompensadas. Vão poder testemunhar a passarada atarefada nos seus afazeres diários.
Dependendo do local que escolherem, e da altura do ano, poderão ver melros, cotovias, piscos, andorinhas, águias, cegonhas e muitos, muitos pardais. Junto ao litoral, procurem gaivotas e corvos marinhos. O rouxinol raramente se deixa ver, mas estejam atentos ao seu cantar nas noites de primavera.
Se optarem pela visita à Herdade da Matinha, não percam ali perto, o espetáculo único de observar as cegonhas que nidificam nas escapas íngremes debruçadas no mar.
Regressados a casa, assinalem na folha as espécies que avistaram, desenhem-nas e procurem saber mais sobre cada uma delas. Talvez descubram um hobby novo, mas certamente ganharão outro respeito por estas frágeis criaturas.