Quando dar o primeiro banho?
O primeiro banho do bebé pode ser ainda na maternidade. Contudo, as recomendações gerais indicam que após o nascimento, o ideal é esperar cerca de 24 horas para o primeiro banho, uma vez que o bebé nasce com uma camada protetora (vérnix) que deverá ser absorvida naturalmente, sem a retirarmos. Por isso, o primeiro banho deve ser adiado o mais tarde possível, sendo no mínimo 12 horas… se o bebé estiver estável.
Além disso, os bebés tendem a perder mais calor nos primeiros meses de vida, logo não convém expor o bebé demasiado tempo ao frio nas primeiras horas de vida, inclusive durante o banho, nesta fase imediatamente após o nascimento.
Também as bactérias que herdamos no parto, especialmente pela via vaginal, ajuda na construção do microbiota da criança… é quase como se fosse um exército de “bichinhos bons” que reforçam as defesas. E por isso, nos primeiros tempos é importante não retirar ou destruir esta barreira natural.
Quantas vezes deve o bebé tomar banho?
Quando chegarem a casa, o banho já pode ser mais espaçado do que na maternidade, pois na maternidade o objetivo é os pais aprenderem naqueles 2/3 dias com a supervisão dos enfermeiros. Então as orientações indicam que a frequência de 2/3 banhos por semana é suficiente na fase de recém-nascido. À medida que o bebé vai crescendo, podem modificar a frequência conforme a necessidade.
Claro que também devemos ser flexíveis e se tiverem um mega cocó podem aproveitar e dar banho, mesmo que não seja o dia oficial de dar banho. Mas não há uma obrigatoriedade de banho diário neste primeiro mês de vida, porém fica sempre ao vosso critério!
Quando é a melhor altura para dar o banho?
Na altura que for oportuna para os pais e que o bebé esteja recetivo. O que isto quer dizer? Se o bebé está com fome ou a dormir, o ideal é respeitar a sua necessidade e atrasar o banho um pouco, visto não ser uma necessidade urgente para a criança.
Para alguns bebés o banho pode ter um efeito bastante relaxante, mas para outros nem tanto. Logo, este fator também será determinante no horário do banho.
Portanto, dependerá de bebé para bebé e também das rotinas dos pais.
Do que precisamos?
- Banheira
- Água
- Produtos da mesma gama (gel lavante + creme opcional)
- Termómetro de banheira (opcional)
- Toalha
- Compressas (limpas e esterilizadas)
- Soro fisiológico
- Fralda
- Roupa para vestir ao bebé
Devemos reunir todo o material num local e deixar à disposição de quem vai dar o banho.
Reponham sempre que for oportuno, para que não vos falte nada na correria do dia-a-dia, pois nunca devemos deixar o bebé sozinho no muda-fraldas para ir buscar produtos que nos faltem.
Como dar o banho?
Como os bebés perdem calor, especialmente pela cabeça e tronco, convém que este momento de exposição ao frio seja curto. Então por isso vamos segmentar o banho em etapas.
Não há uma receita certa para este “bolo”, podem alterar ligeiramente alguns detalhes. Porém, não se esqueçam que o bem-estar do bebé deve ser preservado e devemos planear este momento minimamente para evitar alguns percalços. Nos meus livros podem ver como segurar no bebé, para que não escorregue. No curso de preparação para o nascimento este também é um tópico a ser abordado para que possam saber algumas questões de segurança e começarem a praticar.
Podem encontrar-me em enfcarmenferreira.pt.