Nestes tempos de perturbação e incerteza, em que nós, adultos, tentamos manter a nossa saúde física e mental em bom estado, os pais têm o desafio acrescido de tentar alhear os seus filhos das ansiedades inerentes a esta crise sanitária.

O confinamento priva as crianças do espaço social da escola e dos passeios na natureza. O sedentarismo aumenta. Os ecrãs de TV e Tablet ganham um peso cada vez maior nas suas jovens vidas, substituindo-se a brincadeiras mais ativas, o que pode levar a dificuldade de concentração noutras áreas e a agitação motora inadequada.

É certo que os pais passam a estar mais tempo em casa com os filhos, mas o teletrabalho significa que temos adultos presentes fisicamente mas frequentemente ausentes emocionalmente. Para os pais, o fecho das escolas aumenta o desafio de manter os miúdos entretidos, ativos, motivados e percetivos ao ambiente que os rodeia, mas fechados entre 4 paredes.

Brincar e expressar de forma espontânea a imaginação é fundamental para o desenvolvimento das crianças

Para o tempo que conseguem disponibilizar entre horários de trabalho para estarem com os seus filhos, é de vital importância para os pais proporcionarem momentos de brincadeiras com qualidade e experiências desafiantes.
Da minha reflexão sobre estas matérias e enquanto mãe e autora de um projeto ligado à educação infantil, tenho vindo a desenvolver um conjunto de kits de atividades manuais dedicados precisamente a incentivar os mais novos a realizarem pequenos projetos de arte/bricolage, adaptados à faixa etária e à individualidade de cada criança, tomando em consideração os seus gostos e interesses.

Os pais podem (e devem) participar com os filhos nestas atividades e brincadeiras, ajudando a potenciar nos seus filhos o desenvolvimento da coordenação, motricidade fina e grossa, conhecimento de números e letras, gosto pela leitura, empatia pelos seres vivos, criatividade, sentido estético, entre outros.

Poder brincar e expressar de forma espontânea a imaginação é fundamental para um saudável desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, contribuindo para o aumento da sua autoestima e bem-estar. Para os pais é fundamental, agora talvez mais do que nunca, relembrar que brincar é uma importante ferramenta contra preocupações e ansiedades.

Fiquem atentos a este espaço onde virei mensalmente trazer sugestões de atividades, jogos e brincadeiras que os miúdos podem realizar sozinhos ou em família, utilizando materiais seguros e acessíveis.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.