Que atire a primeira pedra o pai ou a mãe que já não deu o telemóvel para as mãos dos filhos para estes se distraírem num restaurante ou deixou os miúdos verem mais YouTube ou desenhos animados na televisão do que seria suposto para conseguirem acabar de limpar a casa em paz. Ou, sejamos honestos, aqueles que já se deixaram substituir por ecrãs por já não sabermos mais o que inventar para brincar com as crianças.
Mas há uma marca portuguesa que pode ajudar nesta tarefa de arranjar o que fazer quando a imaginação já não estica, e que se descreve como "revolucionária". Falamos da The Happy Gang, que se assume como "verdadeiramente disruptiva e totalmente sem ecrãs" e que dá um twist às atividades lúdicas infantis com novos produtos diferenciados, inspirados, "entre outros aspetos, na importância das relações familiares", referem em comunicado.
E esta é uma marca que nasce da verdadeira necessidade. Os amigos e cunhados Maria João Baeta e André Roque, como tantos outros pais, viam-se sufocados pela azáfama do quotidiano e recorriam (como tantos de nós, novamente) à solução mais fácil: "entreter as crianças através de ecrãs tecnológicos, gerando muitas vezes um sentimento de culpa e falta de presença, fundamentado pelo facto de existirem cada vez mais estudos indicativos que referem que estas práticas são possíveis contributos para uma baixa autoestima e poucas competências sociais", referem.
Assim, da necessidade surgiu a ideia de criar algo simples, lúdico, apelativo e eficaz no desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Em 2021, Maria João Baeta e André Roque criaram então a The Happy Gang, com produtos focados maioritariamente na faixa etária dos 3 aos 15 anos, embora possam (e devam, acima de tudo) ser jogados em família.
O resultado é uma panóplia gigante de jogos didáticos e divertidos, que permitem fomentar relações entre pais e filhos através da brincadeira e que, esta época natalícia, ganham novidades nas várias gamas da marca.
Os Flashcards (16,90€) e os Desbloqueadores de Conversa (11,90€) são perfeitos para ter conversas, desenvolver competências sociais e pensamento crítico, existindo em várias versões, como as recentes Tu Podes Mudar o Mundo, com 30 temas de conversa que vão desafiar todos a pensar em mudar o mundo de hoje e como este pode ser melhorado, o Verdade ou Consequência, com perguntas desconhecidas ou consequências divertidas, ou ainda o Como Foi o Teu Dia?, para que a normal resposta "foi bom" seja substituída por partilhas divertidas e curiosidades por descobrir.
Outros jogos da The Happy Gang são os 52 Desafios (14,90€), que como o próprio nome indica, usa estes desafios para fomentar a comunicação, com ganchos como Sem Ecrãs, à Mesa ou Mímica, entre outros. A linha Brain Away (14,90€), com novidades como Vamos Jogar às Profissões, e Fadas e Unicórnios, bem como clássicos como Procura e Encontra Números ou Vamos Jogar aos Países, leva a dinâmicas educativas e divertidas, e ainda super fáceis de transportar, o que torna estes jogos perfeitos para férias ou escapadinhas de fim de semana.
Toda a oferta da The Happy Gang está disponível no site da marca, mas também em cerca de 250 lojas de retalho espalhadas por todo o País, como é o caso do El Corte Inglés e da Fnac.