Tirar uns dias para relaxar não tem de ser sinónimo de viajar de avião ou passar horas dentro de um carro. Portugal está cheio de locais incríveis e alguns a menos de duas horas de viagem da capital, Lisboa. O centro litoral reúne história, diversão, spots para relaxar e sabores inesquecíveis para provar na melhor das companhias. Seguimos rumo até Leiria e, durante dois dias, explorámos o que melhor esta zona tem para oferecer. 

Para não perdermos muito tempo em deslocações numa cidade com tanto para ver, ficámos alojados no Eurosol Leiria & Jardim — um hotel super confortável, bem decorado, com um restaurante no topo com vista sobre a cidade e, o mais importante, a poucos minutos a pé dos principais pontos de interesse da região.

Estas são as nossas sugestões de coisas que deve ver e fazer durante a sua próxima escapadinha até à Região de Leiria.

Vá visitar as grutas de Mira de Aire

É impossível que nunca tenha ouvido falar naquelas que são as maiores grutas de Portugal, as grutas de Mira de Aire. E por mais que lhe tentemos explicar ou mostrar fotografias, a beleza e a dimensão destas grutas só se tornam percetíveis quando as visita.

Explorado desde 1974, este monumento natural conta com uma extensão de 11 quilómetros, mas apenas uma pequena parte, 600 metros, está aberta a visitas. O passeio começa com um curto filme sobre a história e o processo de exploração das grutas e segue com uma visita guiada por um dos funcionários do espaço.

A beleza deste monumento natural é inegável e não somos só nós que o dizemos. Prova disso é o facto de, em 2007, se ter tornado numa das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. 

As grutas de Mira de Aire estão abertas o ano inteiro.

Passeie pelo centro histórico de Leiria

Leiria tem vindo a ser renovada e a tornar-se mais moderna e dinâmica, mas nem por isso perde o lado tradicional que a torna tão especial. 

O centro histórico é um reflexo deste equilíbrio. Entre as ruas estreias e cheias de alma, fomos descobrindo alguns dos principais pontos turísticos: a Praça Rodrigues Lobo, o coração do centro histórico, o Largo Cândido dos Reis, a Fonte de Freire, o Largo Paio Guterres ou a famosa Rua Direita. 

E se a zona histórica é muito rica, a oferta gastronómica não fica nada atrás. É que esta área está recheada de cafés, restaurantes e bares carismáticos e tradicionais para uma paragem durante caminhadas.

Um dos spots de visita obrigatória é a pastelaria Espaço Eça, que fica na Rua Direita e é dedicado ao escritor que viveu na cidade. Quer um conselho? Vá de estômago vazio porque vai querer provar tudo, como as deliciosas Brisas do Lis.

Agradeça-nos depois.

Visite o castelo de Leiria

Uma das formas de conhecer a história de Leiria, perceber a sua formação e entender as tradições também passa por explorar o património da cidade. 

Através de dois acessos mecânicos instalados junto ao Estádio Municipal (ascensor) e à Sé (elevador) — subimos até ao Castelo de Leiria. A viagem é rápida e torna o monumento mais inclusivo. Estes novos acessos, de utilização gratuita, foram inaugurados em 2021. Nesta área pode visitar, além dos Castelo, claro, a Igreja da Nossa Senhora da Pena e os antigos Paços Reais. A Torre da Menagem está aberta e foi requalificada como um museu de artefatos arqueológicos e armamento medieval.

Além de tudo isto, a visita vale pela paisagem envolvente que nos mostra toda a cidade de Leiria.

Vá tomar um copo na esplanada Beira Rio junto ao rio Lis

Férias não são férias sem momentos para relaxar e apreciar a vista. Um dos aspetos que tornam Leiria numa cidade tão especial é, precisamente, o equilíbrio que existe entre o lado citadino e a natureza sempre verdejante.

Este aspeto não só torna a visita mais agradável e leve, como permite relaxar e parar para apreciar a vista a qualquer momento. 

Se aceitar mais um conselho, faça como nós que, depois de umas horas a caminhar, decidimos parar por uns instantes no restaurante Beira Rio. Trata-se de uma esplanada junto ao rio Lis e que, por isso mesmo, é o spot perfeito para jantar, petiscar a meio do dia ou tomar só um café e desfrutar.

Conheça o Museu da Imagem em Movimento

Para lá da história de Leiria, há um espaço que conta a história de um outro mundo — o do cinema. Falamos do Museu da Imagem em Movimento, uma referência para os amantes da arte.

O espaço nasceu em 1996, no âmbito das celebrações dos 100 anos do cinema português e promove exposições e atividades lúdicas e criativas. Uma homenagem à imagem, à fotografia e ao cinema, e uma concentração de coleções que nos permitem conhecer a evolução da arte de fazer cinema até aos dias de hoje.

A poucos minutos do Castelo de Leiria, o Museu da Imagem em Movimento (também conhecido como m|i|mo) está aberto de segunda-feira a domingo.

Prove os melhores doces conventuais de Alcobaça

A cerca de 30 minutos de carro do centro de Leiria, fomos parar ao paraíso da doçaria conventual: Alcobaça. 

E é impossível visitar a cidade sem querer provar cada uma das especialidades. Entre as dezenas de opções, ficámos fãs das tiaras de Dona Inês, das queijadas de amêndoa e das cornucópias.

Em quase todas as pastelarias vai encontrar esta variedade de doces. Alguns mantêm a receita tradicional, enquanto outros apresentam versões inovadoras. Para os que querem provar as receitas clássicas, a pastelaria Alcoa tem uma montra que é uma verdadeira perdição.

Apontou tudo?

6 coisas incríveis para ver e fazer a cerca de uma hora de Lisboa

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.