Desde 2012 que escolher as marcas certas dos mais variados produtos ou serviços é mais fácil. E o motivo é simples, há um sistema que, com base numa avaliação junto dos consumidores, identifica as marcas número 1 em Portugal. Falamos da Escolha do Consumidor, claro.
Todos os anos, este sistema avalia mais de 1400 marcas em mais de duzentas categorias de consumidores. Esta avaliação é feita através do nível de satisfação e de aceitabilidade das marcas pelos seus atributos individuais, com a garantia de que são sempre avaliadas por consumidores com experiência de consumo atual e de acordo com os seus critérios de satisfação específicos.
As marcas vencedoras são, claro, as que geram maior satisfação e aceitação junto dos consumidores. Esta certificação tem como objetivo ajudá-lo a tomar escolhas mais conscientes e acertadas. Por outro lado, dá às marcas vencedoras visibilidade e credibilidade no mercado.
E como é que as marcas se candidatam a esta distinção? É simples. Podem fazê-lo através de um acordo comercial. Em algumas situações, a ConsumerChoice fá-lo de forma autónoma e sem a participação ativa das marcas.
E todas as marcas podem fazer parte, só precisam de respeitar duas condições: ter concorrência direta e ter representatividade nacional.
Depois de aceites, as marcas passam por um processo de avaliação que decorre em três fases. A primeira é aquela em que são identificados os atributos com consumidores representativos da categoria em que a marca se insere.
Na segunda fase é feita uma classificação dos atributos por ordem de importância, filtrando os dez mais relevantes e com maior importância para a escolha dos consumidores, e na última e terceira fase, passam pelo processo de avaliação de performance com clientes mistério tendo em conta os dez principais atributos identificados.
A marca que obtiver o maior score de satisfação, é a marca eleita Escolha do Consumidor.