Requinte, boa cama, boa mesa e relax. É isto que pode esperar de uma estadia no Áurea Museum, um hotel de cinco estrelas único e cheio de História. Quem é que não gostaria de receber uma reserva num hotel destes como presente de Natal? Duvidamos que haja alguém.

Mesmo à beira Tejo, este hotel foi construído sobre o antigo Palácio de Coculim, do século XVI, que em 1755 foi atingido pelo terramoto de Lisboa. O Eurostars Hotel Company, que adquiriu o edifício em 2005, iniciou a construção do hotel e, à medida que as obras avançavam, desvendaram-se vestígios arqueológicos inacreditáveis. O hotel soube aproveitar bem esta vibe de outros tempos e completou-a com mapas antigos pendurados nas paredes dos quartos que ilustram as rotas de navegação, capazes de nos transportar até ao tempo dos descobrimentos.

Ao fim de 12 anos, com as obras terminadas, os achados eram suficientes para que se construísse o museu onde estão eternizadas as memórias de tradições passadas e lhe dão a oportunidade de conhecer a vida quotidiana de todas as culturas que um dia habitaram a capital, através de um percurso por casas, muralhas e espaços públicos cheios de riqueza cultural e material que se conservam até hoje. A melhor parte é que todos os hóspedes têm direito a uma mini-tour gratuita para conhecerem estes vestígios arqueológicos.

Eurostars Aurea Museum
créditos: Ramón Vaamonde

E se for mesmo um apaixonado por arte, vai gostar de saber que há mais para explorar no Áurea Museum. Aqueles que marcarem estadia para breve, até 8 de janeiro, poderão visitar uma exposição com 20 obras de Saulo Silveira, intitulada “A arte é o que nos emociona”, com obras dos primeiros tempos que passou no seu estúdio de Copacabana, no Rio de Janeiro.

As comodidades deste hotel são tudo aquilo que pode esperar de um lugar com tanta História. O Áurea Museum dispõe de 81 quartos duplos e 10 suites tão confortáveis, elegantes e modernas que fazem dele um refúgio de sonho para uma escapadinha a dois ou até mesmo para desfrutar sozinho.

Não fosse o Áurea Museum um antigo palácio, tem à sua disposição serviços para receber tratamento de rei, que vão desde a piscina interior, à sala de massagens ou ao banho turco. O spa, com a sua luz ténue, aromas e sons relaxantes, vai fazê-lo esquecer-se do stresse do dia-a-dia num instante.

Spa Eurostars Aurea Museum
créditos: Ramón Vaamonde

É lá, no spa, que tem a opção de fazer o circuito termal que combina serviços como massagens, rituais de relaxamento e tratamentos. Existem 12 combinações desde a Persian Rose, à base de óleo essencial de rosas selvagens da Pérsia que deixam a pele mesmo suave, sedosa e iluminada, à Serene Soul Massage, pensada para se livrar do Jet-Lag e que vai ajudá-lo a equilibrar emoções e a reduzir o stress e a ansiedade.

E aqueles que não passam um dia sem praticar exercício físico, não precisam de desesperar porque o hotel está equipado com uma sala fitness totalmente equipada para treinarem.

Depois das calorias queimadas, é altura de repor energias no Atlântiko, o restaurante do Áurea Museum que serve pratos deliciosos que honram a gastronomia tradicional portuguesa com uma apresentação modernizada. Os sabores do mar são os eleitos à mesa do Atlântiko e na confeção apostam em produtos frescos e locais. Ao almoço, por volta do meio-dia, o restaurante serve um menu executivo que custa 18€ com couvert, bebida, prato principal, sobremesa e café. E deixe-nos dizer-lhe que a carta de vinhos tem umas produções portuguesas de excelência, mesmo apetitosas para brindar às festividades.

Para fazer a sua reserva só tem de visitar o site do hotel.

Localização: Rua Cais de Santarém, 52 Lisboa
1100-104 Portugal

Contactos: (+351) 211 166 100/ www.aureameseum.com