Principalmente nos primeiros anos de vida, é normal que os cães se portem quase como castores e tentem roer tudo o que lhes aparece à frente. Embora seja inconveniente, parte da sua necessidade de explorarem o mundo com a boca, de brincarem, de descarregarem a energia e o entusiasmo acumulado ou até a ansiedade por separação ou frustração.
Entre os três e os seis meses, começam a trocar os dentes de leite pelos definitivos e, durante este período, as gengivas ficam sensíveis, inflamadas ou com comichão. Assim como um bebé humano mastiga tudo quando lhe está a nascer um dente, também os cachorros precisam de roer para aliviar esse desconforto.
Como tal, e para não ficar com sapatos, meias ou até móveis arruinados, há que apostar tudo em brinquedos apropriados para mordida. É aí que entra a raiz de urze, a parte subterrânea da urze, uma planta típica de regiões montanhosas da Europa, em particular Portugal, cuja rigidez a torna ideal para os patudos mastigarem em segurança.
Livre de químicos, corantes ou conservantes que possam prejudicar a saúde do seu animal de estimação, este produto resistente, comercializado pela Ericas Pet Toys, mereceu o prémio Troféu da Casa Pet Care, uma distinção de qualidade destinada a todos os produtos pet, sejam novos no mercado ou já existentes.
Como funciona a atribuição deste prémio?
Este selo que orienta o consumidor no processo de escolha, simplificando o momento de compra, é testado por 40 consumidores independentes e imparciais, que o avaliam com base na palatabilidade, digestibilidade, eficácia, resistência e satisfação global.
Esta avaliação é feita por um laboratório de análise sensorial selecionado para controlar e supervisionar o teste. Os consumidores e os respetivos pets testam o produto em casa, durante um período de duas a 12 semanas.
Podem participar produtos de marcas de fabricante, marcas da distribuição, marcas de venda por catálogo e on-line, institutos de beleza, lojas próprias e lojas especializadas.
Nesta avaliação isenta e credível, que impacta a reputação da marca, a confiança dos clientes e as vendas, só recebem o prémio as marcas que obtiverem uma nota superior a seis valores, numa escala de dez, e a melhor nota da sua categoria.
O Troféu da Casa Pet Care é uma vantagem em relação à concorrência, assim como um ativo publicitário e de comunicação com valor acrescentado. Além de potenciar a imagem da marca, baseada no reconhecimento e confiança do consumidor, contribui para reforçar o posicionamento dos atributos do produto, a sua qualidade e/ou eficácia.
A raiz de urze como brinquedo
"Antigamente, as raizes de urze eram usadas para fazer carvão em Portugal ou cachimbos em França e Itália", começa por nos contar o responsável pela Ericas Pet Toys, Pedro Robalo. Como é que, a partir daqui, passa a ser um brinquedo para cães?
Segundo Pedro Robalo, quando, em 2006, um artista alemão recorreu a este elemento para uma escultura e a sua cadela começou a brincar com os pedaços que caíam para o chão. Depois de terem sido feitas análises ao produto, perceberam o potencial que tinha como brinquedo e seguiram para os ajustes não só a nível da qualidade como da sustentabilidade e da segurança.
"É um brinquedo cheio de benefícios para o cão que gosta de roer. Por ser uma madeira que não cria farpas, não há pedaços que possam desfazer-se. Não liberta odor ou gorduras e tem, em média, meio ano de durabilidade", descreve Pedro Robalo.
Ajuda a limpar os dentes, a fortalecer a gengiva, a reduzir o mau hálito, além do efeito anti-stress e de combate à ansiedade, da remoção do tártaro e do combate ao seu aparecimento. É uma boa alternativa aos brinquedos de plástico e borracha, que têm alguma toxicidade e duram pouco", nota o dono da marca premiada, que começou a ser comercializada em 2022.
A raiz de urze custa a partir de 5,90€, estando disponível em vários tamanhos. Cada peça é única, pois são trabalhadas à mão e colhidas de forma sustentável, através de uma escolha cuidada e selecionada, de pequenas limpezas de prevenção e ou reaproveitamento de sobras de limpezas florestais na região da Serra do Açor.