Há um dia no calendário que se tornou famoso pelos piores motivos: a Blue Monday. Esta efeméride diz respeito à terceira segunda-feira de janeiro e, este ano, o grande contemplado foi o dia 20. O conceito foi concebido em 2004 pelo psicólogo Cliff Arnall, que criou uma fórmula para explicar esta tristeza, a pedido da agência de viagens Sky Travel, que pretendia promover uma campanha de inverno.

"Pediram-me para definir o dia que achava melhor para marcar as férias de verão", disse ao "The Daily Telegraph", em 2013, sobre a iniciativa da empresa inglesa. Assim, há anos que não só as agências de viagens, mas muitas outras marcas de outros âmbitos tiram proveito deste dia para lançar campanhas promocionais.

E se lhe dissermos que há algo que pode transformar o seu dia? Fazer compras — especialmente daquelas que não nos deixam a carteira a chorar — é um dos pequenos prazeres que nunca falham em levantar-nos a moral. Afinal, poucas coisas batem o entusiasmo de encontrar uma peça nova que parece ter sido feita para nós, principalmente quando custa menos do que esperávamos. É quase terapêutico, não?

O melhor de tudo é que a altura não podia ser mais perfeita, visto que estamos em plena época de saldos, aquela altura mágica em que as peças que andávamos a namorar há meses ficam finalmente ao nosso alcance. Com uma boa dose de sorte e um olho clínico, dá para encontrar verdadeiras pérolas.

Porque queremos tornar esta missão ainda mais fácil, temos uma seleção de 15 peças. Os nossos únicos critérios foram o preço, que não passa dos 20€, bem como os tons garridos. Afinal, se é para tentarmos combater a tristeza e letargia com que o dia mais triste do ano vem de mãos dadas, que seja com uma explosão de cores.

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