A era do TikTok está a ser responsável pela criação de tendências que, rapidamente, ganham uma expressão imensa. Da Barbiecore ao estilo coquette, estas foram algumas das estéticas que estiveram em voga nos últimos tempos. O mesmo se aplica à febre dos laços, que esteve tão em altas na reta final de 2023 que migrou para este ano.
Prova disso é, por exemplo, a coleção de outono/inverno 2024 da Prada. Estava recheada de vestidos midi e de corte reto, blazers oversized (e, diga-se, com um corte mais masculino) e nas saias de tubo, que eram emparelhadas com laços – o elemento mais improvável de figurar nas coleções desta casa de luxo, que sempre procurou fugir às tendências.
Mas esta marca não foi a única a apostar as fichas todas neste elemento, que também ficou patente no desfile de Sandy Liang na Semana da Moda de Nova Iorque, com a coleção de outono 2024. Embora menos espalhafatosos que em coleções anteriores, as criações da designer apresentava-os como detalhe.
Contudo, não é preciso gastar todas as poupanças para poder aderir a esta estética, que se rege pelo dom de transmitir uma delicadeza inigualável aos looks. A nova coleção da Zara, por exemplo, está recheada de opções que o vão ajudar a atingir esse fim – e mesmo a tempo da nova estação.
Presentes em camisolas com atilhos – que não deixam de ser laços, embora tenha de atá-los à mão –, a fazer de decote em vestidos, a adornar as laterais destas mesmas peças ou ainda como um acessório brilhante, são estas algumas das propostas do grupo Inditex. E nós reunimos 17 para si.