Cutie Chaos. Foi assim batizada a mais recente coleção da Zara, que é fruto de uma colaboração com o stylist londrino Harry Lambert. O nome evidencia, de imediato, aquilo que podemos esperar desta linha: peças com uma mistura caótica das mais diversas influências (e tendências), mas que vão culminar em looks bem fofos.
Esta é a primeira vez que o stylist se aventura na criação de uma coleção, na qual o seu estilo único se alia ao ADN da Zara. Trocado por miúdos, Harry Lambert criou peças contemporâneas indo beber inspiração àquilo que tem um cunho vintage, pelo que esta linha casa referências nostálgicas e atuais, como as silhuetas oversized, as confeções tradicionais e uma paleta de cores que evoca memórias passadas.
As estrelas da coleção? Os casacos, que pendem entre os clássicos modelos de gola alta e os ousados blusões de efeito de pelo encaracolado, desafiando todas as convenções de tamanhos e de género. A par disto, as malhas também desempenham um papel crucial, já que o seu design é inspirado em achados vintage e contam com a técnica de tricô intarsia.
E porque um bom look não sobrevive sem acessórios, estes também não foram descurados. A bijuteria desta coleção faz-se sentir em colares de cristal e numa seleção de carteiras, como o modelo descontraído a tiracolo ou a elegante mala de pele com mola de fecho. E a coleção é ainda complementada com uma seleção de ténis, que são a cereja no topo do bolo.
Além do estilo impecável, esta colaboração é um abraço à sustentabilidade, algo em que a Zara tem estado cada vez mais focada. Em linha com as metas da Inditex, a marca deste grupo deseja que, até 2030, 100% dos seus produtos têxteis usem materiais de menor impacto ambiental. E estas novidades são um passo nessa direção, já que foi concebida com recurso a lã reciclada, poliéster, nylon e algodão orgânico.
Harry Lambert nasceu em Norwich, Reino Unido, há 35 anos. Ainda que, ao longo da sua carreira, tenha vestido inúmeras celebridades, foi o trabalho com Harry Styles, iniciado em 2014, que fez com que os homens mudassem a forma como encaram a moda. E graças a esta coleção, que chega ao site e a lojas selecionadas da Zara esta segunda-feira, 13 de novembro, vai continuar a fazê-lo.