Tudo começa com uma moderna instalação formada por 12 esculturas suspensas, vestidas com as cores da estação. Depois, a um simples toque no ecrã gigante de alta resolução, transformam-se em modelos que desfilam e posam para uma fotografia com o visitante. A experiência pode durar apenas alguns minutos, mas é imortalizado com a partilha da fotografia no facebook do Amoreiras e no email do participante, sempre com muita diversão.
Este é um projecto inovador que oferece, aos visitantes, uma experiência de realidade aumentada que junta moda com tecnologia e cultura a que se deu o nome de Fashion In The Sky.
A experiência acontece
A realidade das imagens é impressionante. As esculturas, em fibra de vidro e inicialmente vestidas apenas com as cores da estação, estão suspensas na clarabóia de um dos corredores mais movimentados do Amoreiras. Através de um monitor touch, com 2 metros de altura e elevada resolução (4 k), a instalação ganha vida e assume uma nova realidade.
Adicionalmente, uma câmara, também com 4 k de resolução, simula a transparência do monitor e emite o sinal de vídeo em contínuo. Tudo isto permite que a experiência aconteça: o participante toca numa das esculturas, esta transforma-se num modelo vestido com um dos looks da estação, que desfila pela passerelle e, em pose, espera que o participante se junte para uma fotografia. No final, o modelo torna a subir para incorporar a escultura de onde veio. A fotografia é partilhada no facebook do Amoreiras e enviada para o e-mail que o participante indica. Depois pode partilhar nas redes sociais usando os hashtags #amoreirasshoppingcenter, #amoreirasinspire ou #amoreirasfashioninthesky.
Este é um projeto partilhado
No Fashion In The Sky a vertente de partilha não se resume às fotografias que documentam a experiência. O projeto, na verdade, envolve todo o universo Amoreiras: os lojistas, que dão mais visibilidade aos seus produtos e têm as suas lojas identificadas potenciando as visitas; os visitantes, que antevêem a moda da estação e, ao mesmo tempo, participam numa experiência imersiva e inédita na moda em Portugal; e o próprio Shopping que, mais uma vez, se coloca na vanguarda da moda e da cultura e enriquece a sua oferta enquanto ícone da cidade de Lisboa.
Uma complexa simplicidade
A facilidade de utilização, o realismo das imagens e a simplicidade da participação no Fashion In The Sky são indiretamente proporcionais à complexidade da sua execução.
Da concepção até à concretização foram necessários cerca de quatro meses de trabalho. Os parceiros foram fundamentais, desde a empresa de tecnologia byAr que criou o suporte tecnológico necessário e com os standards de qualidade Amoreiras, até aos coreógrafos que ajudaram os modelos a perceber quais os gestos para simular com realismo a sua descida da escultura suspensa, o desfile, a paragem para posar com o participante e, por fim, a sua subida até se transformar novamente numa escultura. A quantidade de ensaios é incalculável e o realismo do resultado faz parecer tudo tão simples que dificilmente se imagina o número de horas gasto neste trabalho.
Todos os dados pessoais são protegidos
Uma das componentes fundamentais num projeto como este é a proteção de dados pessoais e o Amoreiras não descurou a nova legislação. Tanto a partilha como o envio da imagem por e-mail só têm lugar quando o participante dá a sua autorização.
Participar no Fashion In The Sky é possível a todos os visitantes do Amoreiras, seja individualmente ou em grupo, em casal ou em família, até 23 de maio. No entanto, durante estes dois meses, os looks dos manequins vão sendo alterados, permitindo conhecer ainda melhor a coleção primavera - verão 2018.