O amor, tal como uma joia, nasce daquilo que se assume como inesperado. Um encontro casual, um olhar que transforma tudo, uma faísca que reescreve a história de duas pessoas. É essa magia – o acaso que se torna destino, diga-se – que se afigurou como fio condutor da nova coleção de Cata Vassalo, que promete dar mais encanto ao casamento das noivas de 2025.

Com peças desenhadas para mulheres que veem o casamento como uma celebração do amor, da amizade e da autenticidade, a marca portuguesa convida-nos a entrar num universo onde cada detalhe conta uma história e em que cada criação é pensada para nos encher as medidas. Afinal, quem disse que o acaso não pode ser cuidadosamente orquestrado?

Dizemos isto porque, normalmente, os criadores imaginam um conceito e só o materializam posteriormente. "No meu caso, as coleções são criadas ao contrário", diz Catarina Vassalo, fundadora e diretora criativa da marca homónima, à MAGG. "Eu alinho os materiais todos e só depois crio as peças. É a partir daí que nasce o conceito", continua.

Este processo único dá vida a joias que capturam a essência do inesperado. No caso da nova coleção, inspirada no termo latino aléa, que significa "acaso", há uma narrativa de encontros felizes e transformadores. Dividida em duas histórias principais, celebra tanto a cumplicidade entre amigas como a conexão inquebrável que só duas almas gémeas conseguem experienciar.

Achámos que era um conceito divertido e que, no fundo, as pessoas que se casam hoje em dia são sempre muito novas. Eu acho que o casamento se torna um bocadinho sério, [porque] é quando as pessoas dão realmente o salto para serem maduras, mas no fundo elas são jovens", afiança. Por isso, unindo a história real de almas gémeas e a cumplicidade de amigas, que também são uma parte essencial destas datas, a linha é uma redefinição daquilo que é o matrimónio.

Mas, afinal, que joias podemos encontrar? Então, a coleção é composta por 15 headpieces, quatro chokers e dois laços, sendo um equilíbrio entre tradição e ousadia. Com o latão dourado banhado a ouro como base, as peças munem-se de pérolas, pedras semipreciosas como ágatas e quartzos, e brilhos em zircónias de vários tons. E acaba por ser uma forma de quebrar convenções.

"Existe o cliché de dizer que as pérolas são as lágrimas que vais derramar no teu casamento, por isso não se deve usar pérolas. Mas eu sempre usei pérolas e as minhas irmãs sempre usaram pérolas", diz Catarina Vassalo, explicando que romper com este e outros estereótipos sempre foi a premissa da marca, que não se limita a adornar os looks das noivas, mas a criar a tendências.

Isso fica patente através das gargantilhas, algo que "começou muito soft em 2024", de acordo com a criadora, que espera que a popularidade das mesmas só cresça no ano que se inicia. "Espero que todas as noivas usem uma gargantilha, porque está super na moda e dá um up brutal ao visual", continua, dizendo ainda que as bandoletes e as rendas são ainda outros elementos centrais daquilo que define a nova linha.

Laços, chokers e joias. A nova coleção de Cata Vassalo é perfeita para arrasar nas festividades
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Os novos acessórios também são reflexo do novo rumo que a marca está a tomar. Embora as peças estejam "mais barrocas e ornamentadas", Catarina Vassalo acredita que também está "a ficar com linhas mais clean". "Sinto que as coroas, por exemplo, ficaram mais altas, mas ao mesmo tempo mais levezinhas", afirma, frisando o cada vez mais notório equilíbrio entre o maximalismo e a leveza.

Mas se é daquelas pessoas que gostam de personalização, não desanime: a magia da Cata Vassalo vai além das joias já prontas. "90% das pessoas quer peças personalizadas", revela, dizendo que é possível fazê-lo no atelier. "As noivas trazem inspirações, como fazem com os vestidos, e nós entendemos a linha a seguir", remata, deixando implícito que cada joia deve ser uma extensão da personalidade de cada noiva.

Caso queira adquirir as peças da coleção de noivas, lançada no início de cada ano, já pode fazê-lo, uma vez que a linha está disponível no site oficial da insígnia. As novidades têm preços compreendidos entre os 120€ e os 680€.

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