Há peças que não morrem, mas hibernam até que o mundo esteja pronto para voltar a aceitá-las. A saia-lápis é uma delas. Ainda este ano, este modelo vai voltar a ganhar terreno, em linha com a estética corporate chic. Das passerelles da Saint Laurent aos looks de Hailey Bieber e Zoë Kravitz, esta peça deixou de ser símbolo de formalidade para se tornar sinónimo de confiança.
Os desfiles de outono/inverno foram claros. A nostalgia dos anos 2000 e o regresso do office wear voltaram em força. A Miu Miu trouxe a saia-lápis de volta com uma reviravolta lúdica, com collants coloridos e acessórios maximalistas, enquanto a Gucci optou por seguir uma rota mais sensual, combinando-a com lingerie e casacos de pêlo. Já a Saint Laurent elevo-as com blusas com laçadas e slingbacks afiados.
As celebridades não perderam tempo a adotá-las. Zoë Kravitz deu-lhe um toque punk-chic em Paris, misturando renda e um corta-vento, que é tendência também. Já Hailey Bieber apostou num modelo em pele, com botas altas e camisola de malha, assumindo-se como o equilíbrio perfeito entre sofisticação, descontração e sensualidade.
É assim que pensamos nestes modelos, pelo menos. São justos na medida certa, de corte reto e geralmente a cair abaixo do joelho, pelo que moldam o corpo sem o aprisionarem. É uma peça que desenha a silhueta com precisão cirúrgica, sendo suficientemente refinada para o escritório, mas com um potencial grande para uma saída noturna cheia de glamour.
Seja em lã, pele, seda ou brilho, as saias-lápis vão fazer parte dos looks da estação. Pode usá-las com botas altas, ténis minimalistas ou até kitten heels. E para que não tenha de andar doida à procura de modelos, nós reunimos alguns dos mais tentadores para si, que começam em preços tão convidativos quanto 10€.