O corta-vento está de volta e não, não serve só para enfrentar a chuva. Esta peça, que tem sido relegada para o fundo do armário, pode ser pensada para dias ventosos, mas tornou-se no novo statement das fashionistas. É funcional, sim, mas também irresistivelmente cool, tendo conquistado um novo fôlego nas passerelles, que prova que o athleisure e o luxo podem andar de mãos dadas.
A tendência, que começou a dar sinais nas semanas de moda de Nova Iorque, Milão e Paris, no ano passado, consolidou-se com um twist inesperado. Isto porque, agora, este género de peças é usado com vestidos de festa, saias em renda e até micro-shorts. Prada, Burberry e Miu Miu foram algumas das casas que apostaram neste contraste, por exemplo.
A tendência continuou este ano, tal como se viu na Paris Fashion Week. A prova veio de Hailey Bieber, que roubou atenções ao chegar ao desfile da Saint Laurent com uma combinação que ninguém via a acontecer: calções em renda em butter yellow e um corta-vento bicolor, em laranja canela e paprica, com detalhes em verde-azeitona.
Charli XCX confirmou que não se tratava de um mero acaso. A cantora apostou na mesma fórmula, com um blusão oversized em vermelho-tomate com pormenores em azul-royal e shorts cor-de-salmão, o que provou que o corta-vento é oficialmente o modelo instintivo para quem quer dar uma refrescada ao guarda-roupa de outono.
Inspirados por este regresso inesperado, fomos à procura de opções que merecem um lugar no seu armário. Das cores sólidas aos padrões mais cobiçados do momento, como o animal print e polka dots, há um corta-vento para cada estilo. E olhe que não são de descurar, já que vão dar jeito para os próximos dias, sendo que o outono chegou em força.