Este ano, a Met Gala, que aconteceu na segunda-feira, 5 de maio, transformou a blue carpet num verdadeiro palco de elegância e ousadia, onde os chapéus e acessórios de cabeça foram protagonistas incontestáveis. Inspirados pelo tema “Superfine: Tailoring Black Style” e pelo dress code “Tailored for You”, os convidados exploraram a estética do dandismo negro com criatividade e sofisticação.

Para isso, utilizaram um sem fim de acessórios, como chapéus, que não foram apenas complementos, mas autênticos statements de estilo e identidade. Lewis Hamilton, um dos co-anfitriões do evento, destacou-se com um tailcoat de seda bordado, acompanhado por uma boina elegante e sapatos com fivela cintilante, todos assinados por Wales Bonner, por exemplo.

Rihanna e Karlie Kloss revelam gravidez na Met Gala (e não foram as únicas grávidas a arrasar). Veja as fotos
Rihanna e Karlie Kloss revelam gravidez na Met Gala (e não foram as únicas grávidas a arrasar). Veja as fotos
Ver artigo

Celebridades como Rihanna e Zendaya também aderiram à tendência, tendo incorporado chapéus e adornos de cabeça que refletiam tanto o tema quanto sua personalidade única. Mas a lista não se ficou por aqui e inclui ainda outras personalidades de peso, como J Balvin, Kim Kardashian, Doja Cat, Priyanka Chopra, Jodie Turner-Smith ou Hunter Schaffer.

O que é facto é que a escolha dos chapéus e outros acessórios do género está intrinsecamente ligada ao tema da gala deste ano. Historicamente, o dandismo negro representou uma forma de resistência e afirmação de identidade, utilizando a moda como ferramenta de empoderamento. A exposição do Costume Institute explora como a alfaiataria e os acessórios foram fulcrais na construção das identidades negras.

Espreite os acessórios mais criativos