As Havaianas são aquele género de calçado que conquistam qualquer pessoa, de qualquer parte do globo e dos mais diversos contextos sociais. E é precisamente tendo esse mote em conta, "rumo a um caminho mais democrático e com mais oportunidades", que a marca lançou uma coleção criada por artistas das favelas do Brasil, avança em comunicado.
Em parceria com a Gerando Falcões, uma associação de desenvolvimento social que atua em rede nas favelas, a marca lançou o projeto Favela Creations, com o objetivo de fortalecer e impulsionar artistas de comunidades de todo o país. Para levar a cabo esta parceria, escolheram quatro artistas de favelas brasileiras para retratarem, através da sua mestria, o que esses espaços significam para si, recorrendo à estampagem de alguns chinelos e da qual nasceram quatro modelos.
A criação de Robézio e Tereza, criadores do Acidum Project, retrata o mais característico do nordeste brasileiro, que vai da a textura do asfalto às paredes de tijolo, passando pelas roupas estendidas dos moradores, que assumem uma panóplia de cores. Já o modelo criado por Luis World, do estado de Minas Gerais, evidencia uma criança a voar, empunhando um coração, símbolo de "esperança, a força e o direito de ir e vir que todos os moradores desejam", continua o comunicado.
Quanto ao par de Jamaikah, oriundo de um vilarejo em Rio Grande do Sul, o estampado criado foi beber inspiração à sua infância, época em que brincava na rua, esfolava os joelhos e em que o céu se enchia de papagaios, que lhe traziam a "sensação de liberdade e empoderamento". O modelo de Wanatta, que vem de Alto de Vera Cruz Leste, no leste de Belo Horizonte, inspirou-se nas tatuagens, um símbolo de elevada expressão na comunidade, com o desenho de um jaguar a proteger a sua cria, que leva a favela no peito.
"A favela é a maior startup brasileira, um berço de inovação para o desporto, a arte, a música, a gastronomia e o empreendedorismo. A Havaianas abriu a sua plataforma para retratar essa inovação e gerar uma frente de verdadeiro impacto social", explica Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões. "Mentes brilhantes nascem todos os dias no Brasil. A nossa marca Havaianas reconhece isso desde a sua criação, há 60 anos, e, para incentivar novos talentos a mostrarem ao mundo a sua arte, tornámo-nos numa tela em branco para que eles criassem os estampados da coleção Favela Creations", corrobora Beto Funari, CEO da Alpargatas, empresa que detém a marca.
Em Portugal, todos os pares estão à venda por 27€, através do site oficial da marca, assim como de alguns revendedores selecionados. No Brasil, para aumentar a presença destas criações na favela, a marca venderá os produtos da coleção com um valor mais acessível nas regiões onde os artistas moram, disponibilizando a coleção nos mais de 250 mil pontos de vendas em todo o país – e 7% do lucro das vendas será destinado à associação.