
Na passerelle montada no coração da sede da Oniverse, em Verona, os holofotes acenderam-se para apresentar uma peça que promete tornar-se um novo essencial do guarda-roupa masculino: "O Indestrutível", um novo modelo de boxers da IUMAN, que, mais de 10 anos depois da sua fundação, ganhou este novo nome, sendo anteriormente conhecida por Intimissimi Uomo (já lá vamos).
Com uma construção robusta e um design pensado até ao mais ínfimo detalhe, são a prova de que o conforto não tem de ser inimigo do estilo – nem da resistência. Estes boxers da marca italiana, que são uma autêntica armadura de conforto, são confecionados com algodão de elevada qualidade, com um elástico macio e costuras reforçadas, pelo que são perfeitos até para quem tem os dias mais acelerados de sempre.
Como se isto não bastasse, a marca promete que assentam suavemente no corpo. Isto acontece graças à coquilha forrada e ao comprimento ligeiramente mais longo, tornando-os ideais mesmo nas situações mais exigentes. O nome não é exagerado, visto que é mesmo esse o objetivo deste novo modelo – serem indestrutíveis (e a um preço amigo da carteira, visto que se fixam nos 13,90€).
Espreite o modelo
Foi este lançamento que serviu de pontapé de saída a uma nova era da insígnia, agora com um nome mais curto, mais direto, mais internacional, mais "instintivo", como descreveu Sandro Veronesi, o fundador da marca e do grupo Oniverse, numa conferência de imprensa em que a MAGG marcou presença na quarta-feira, 16 de abril. E há espaço para várias interpretações. Isto porque IUMAN é uma amálgama de várias palavras.
"Contém a palavra ‘homem’, mas também pode significar 'humano'”, apontou o fundador, explicando a génese da mudança, ao lado do filho, Matteo Veronesi, líder da marca e membro do Conselho de Administração do grupo Oniverse. O objetivo é claro: "ter uma identidade mais forte", que começou a ser posta em prática no dia em que a novidade foi revelada, mas sem abdicar daquilo por que a marca se popularizou – fibras de alta qualidade e o conforto sem precedentes.
Mas esta evolução vai além da sonoridade do nome. É, por outro lado, sinónimo um novo posicionamento da marca, mais confiante, mais segmentado e com ambições ainda maiores – não tivesse a linha masculina da Intimissimi "crescido a uma taxa de 30% ao ano nos últimos anos", diz Matteo Veronesi. Aliás, de acordo com o filho do fundador, o "número de clientes masculinos aumentou" (e se antes "eram as mulheres que compravam para os maridos e filhos", hoje são eles que se deslocam até às lojas em busca da melhor roupa interior que conseguirem encontrar, frisa).
“Os homens são mais básicos do que as mulheres, mas aprenderam a comprar para si próprios e conseguem valorizar a qualidade dos materiais", sublinhou Matteo Veronesi. Assim sendo, a IUMAN é, agora, uma marca que aposta precisamente nisso: produtos pensados para um homem moderno, que sabe o que quer vestir – mesmo por baixo da roupa. Estas mudanças resultaram na mudança do logótipo e dos letreiros das lojas espalhadas pelo mundo (são mais de 400, em quase 200 países).
Para apresentarem as novidades, a marca organizou um desfile, que contou com cenários futuristas e algumas caras portuguesas, como Rita Pereira, Guillaume Lalung, Tiago Carreira, Bernardo Cascais ou Ricardo Oliveira. Este momento foi animado com uma atuação explosiva de Achille Lauro, cantor, rapper e compositor italiano, que também deixou patente o rumo que a marca quer seguir – fazer parte do lifestyle masculino na sua plenitude, pelo que as opções vão da roupa interior à de praia, passando pelas peças de homewear, sempre com tecidos de alta performance como o algodão premium e a seda.
Veja as fotos dos convidados
Uma coisa é certa: "o rebranding é sempre um risco, mas é calculado", explica Sandro Veronesi, enfatizando que quer que a marca seja automaticamente associada ao produto, sem margem para confusões ou comparações. "Todas as marcas podem vender fatos de banho e meias, mas nenhuma vende roupa interior. E este é o nosso ponto forte”, concluiu Sandro, com a segurança de quem sabe que tem um trunfo na manga com estas mudanças de peso.