No Centro Comercial Colombo, em Lisboa, a fachada da Bershka está diferente. No entanto, por detrás desse imponente letreiro luminoso, escondem-se muitas mudanças dentro do espaço da marca da Inditex, que reabriu portas esta quinta-feira, 6 de abril.

A MAGG marcou presença no evento que assinalava a reabertura da loja, esta quarta-feira, 5, e houve um aspeto que ficou patente desde logo: mesmo que ainda estivéssemos na entrada, a nossa retina já conseguia captar tudo o que a Bershka tem para oferecer. Isto porque a loja se encontra com uma disposição mais ampla e moderna, com uma transição tão suave entre as diversas secções, que quase se misturam a olho nu.

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Mas a nossa atenção foi imediatamente desviada para uma das zonas mais futuristas da loja: os expositores interativos dedicados à Wearable Art. Esta coleção, que está temporariamente nesta loja, é phygital – isto é, permite associar elementos virtuais a peças físicas específicas, através de realidade aumentada.

Até este domingo, 9 de abril, poderá experimentar em primeira mão as particularidades deste mundo híbrido – basta apenas levar o telemóvel consigo, ler os códigos QR das T-shirts que lá se encontram expostas e vê-las a ganhar vida. Como o lançamento oficial será em maio, e pode nem voltar a ter lugar nesta loja, tem aqui um pretexto para comprar as peças da coleção antecipadamente, que são limitadas ao stock existente.

Se achava que o advento de tecnologia se ficava por aqui, desengane-se: até os provadores fizeram uma viagem no tempo e foram parar ao futuro. Isto porque, desde a entrada, em que clica num ecrã para saber a qual das cabines é que se deve dirigir, passando pelos letreiros, que ficam vermelhos para sinalizar a respetiva ocupação, toda a experiência é mais tecnológica.

Mas também há um provador exclusivo, onde a verdadeira magia acontece. É que, neste espaço, os clientes podem experimentar roupas em realidade aumentada, graças aos códigos QR que cobrem as paredes e o chão, encaminhando-os para a aplicação Snapchat. É esta rede social que contém "quer filtros mais fun, cool e fantasia, quer alguns alguns artigos da Bershka, em que podemos experimentar a roupa", explica Pedro Vidigal, Head of Marketing & Communications da Inditex, à MAGG.

No fim de as peças favoritas estarem escolhidas, há duas opções: pagar numa caixa normal ou na nova caixa automática da loja, que é a primeira em Portugal a contar com este serviço, que permite um pagamento autónomo.

Espreite as fotos da loja.