Primeiro estranha-se, depois entranha-se. É assim que nos sentimos em relação às novas Havaianas em colaboração com a Gimaguas, a marca espanhola que transformou a irreverência numa linguagem própria. Isto porque o modelo criado por esta junção de forças desafia o olhar, sendo que se trata de uma sandália-bota que foi feita para quem não tem medo de arriscar.
A base do modelo é a Havaianas Top, provavelmente os chinelos mais reconhecidos do planeta, agora vestidos com uma perneira de pele feita à mão, salpicada de ilhós metálicos. O contraste entre a leveza da borracha e a estrutura do couro cria uma dualidade: não sabemos se são chinelos mais disruptivos ou botas desconstruídas prontas para um verão eterno.
Esta estética não surgiu por acaso e vai ao encontro das tendências. A moda tem estado num flirt constante com esta ideia de híbridos, de peças que se recusam a ser classificadas. As revistas internacionais têm apontado os flip flops como um dos fenómenos mais inesperados dos últimos anos, reinventado-se vistos em várias passerelles. E plataformas como o TikTok trataram de os popularizar.
Quanto a este modelo, é de edição é limitada, o preço é mais alto do que o costume (150€, para sermos exatos) e vai chegar aos sites da Havaianas e da Gimaguas. Vem num packaging exclusivo, com um saco protetor especial com o logótipo da colaboração, e posiciona-se claramente no território da moda conceptual, não no da massificação.
Trocando por miúdos, não é um produto para agradar a todos. Se serão tendência dominante? Talvez não. Mas serão, com certeza, uma peça de culto. E numa era em que a moda pede personalidade, estas Havaianas prometem cumprir o efeito. Para que possa tirar as dúvidas, mostramos-lhe o modelo ao pormenor.