"Heliophilia quer dizer vício pelo sol. Aquela sensação de girassol, de que precisas sempre de um raio de luz para sobreviver, para estares feliz e sentires-te bem." É assim que Joana Carreira explica o nome do seu mais recente projeto — uma marca de roupa inspirada na paixão pelo calor, pela praia e pelo estilo de verão mais descontraído.
Conhecida sobretudo pelo blogue que mantém ativo desde 2010, a marketeer e influenciadora digital de 29 anos confessa que a vontade de ter a sua própria marca não é de agora. "Esta ideia andava na mira desde 2017, mas com tudo o que tem acontecido e por ser tão perfeccionista, acabei por ir adiando", começa por contar à MAGG, sublinhando ainda que "é uma coisa que sempre quis e que também está muito ligada à família".
É que "isto" do empreendedorismo está-lhe no sangue. A tia-avó tinha uma loja de roupa feminina, o avô materno uma alfaiataria e a avó paterna era costureira. "Eu nunca tive jeito para a parte da costura, mas trabalhei de perto com o ateliê para que pudéssemos trocar ideias para a marca."
O resultado final é "a materialização de um estilo de vida boho". Com uma primeira coleção composta por sete peças ultra confortáveis e de quantidades limitadas (para não haver desperdício), Joana quis replicar "um pouco da boa vibe" da viagem que mais a marcou, Bali. Cada peça representa um lugar da ilha: Ubud, Uluwatu, Nusa, Gili, Lombok, Canggu e Bali Nights.
Quanto aos tecidos, esses foram escolhidos a dedo, pela sua qualidade, toque e textura: o cupro 100% vegano, "que tem um toque tipo pele de pêssego e que, por isso, relacionamos com os sumos de frutas e o verão", mas também o linho, a viscose e o algodão.
Todas as peças são desenhadas e produzidas em Portugal e podem apenas ser adquiridas através do site da marca. Os preços variam entre os 112€ e os 230€.