No decorrer do fim de semana de 19, 20 e 21 de outubro, a equipa da MAGG teve a oportunidade de acompanhar nos bastidores toda a preparação de cabelos e maquilhagem dos vários desfiles do Portugal Fashion. Foi lá que encontrámos Filipa Matos, 29 anos, ilustradora, que estava a fazer um trabalho artístico diferente do dos cabeleireiros. Em vez de uma tesoura, uma lata de laca ou um secador, segurava uma caneta e um bloco, onde ia desenhando. Aproximámo-nos e percebemos que estava a registar tudo o que se estava a passar em ilustrações.
À sua volta havia manequins, hairstylists, maquilhadores e ela tentava captar tudo o que se passava à sua volta em pequenos desenhos muito semelhantes a uma foto polaroid. O desafio a Filipa partiu da Redken, marca patrocinadora do Portugal Fashion e muito ligada ao universo do street style e da arte urbana. O sucesso foi tal que Filipa não conseguia responder a todas as solicitações de gente que lhe ia pedindo os desenhos que ia fazendo. O facto de ser também ela designer de moda ajudou a que conseguisse captar os melhores momentos em que nos bastidores outros artistas iam criando, os cabeleireiros, maquilhadores, hairstylists, costureiros.
Em seis horas de trabalho, foram mais de 30 desenhos distribuídos por várias pessoas que andavam pelos bastidores. A ideia era a de, depois, Filipa poder sair do backstage e começar a desenhar também para o público em geral, mas uma vez mais as solicitações foram tantas que a ilustradora não conseguiu parar um segundo. "Gerou-se uma certa confusão em alguns momentos. Eu ouvia de todos os lados pessoas a dizer que queriam um. Não parei mesmo", contou Filipa à MAGG.
[embed]https://magg.pt/2018/10/20/o-hairstylist-das-estrelas-vasco-freitas-revela-os-5-momentos-mais-engracados-da-carreira/[/embed]
Os desenhos demoravam cerca de 10 a 15 minutos até ficarem prontos, sendo que os com contorno eram mais rápidos, e os preenchidos por caneta preta levavam um pouco mais tempo. Todos levaram um carimbo da Redken na lateral, o que aproximou ainda mais o posicionamento da marca para o mundo não só da beleza, mas para o universo fashion, do design e da arte.