
Mais do que uma loja, um local acolhedor e cativante, onde todos nós possamos pensar nas nossas pessoas favoritas. É assim que é descrito o novo espaço da Favorite People, que abriu esta terça-feira, 24 de junho, no Monte Estoril, criando assim um local onde todos os fãs da marca das jardineiras mais cool de sempre (e não só) possam entrar neste universo e sentir na pele o ADN da insígnia.
"Achei que já fazia sentido ter uma loja, sendo que tal como acontecia no nosso primeiro showroom, este é o local onde também temos o nosso escritório. Acho que é importante, e para mim faz sentido, ter um escritório e uma loja no mesmo espaço porque sentimos muito o público", explica à MAGG Rita Rugeroni, fundadora e CEO da marca, criada também por Madalena Rugeroni, a sua irmã.
"Este tipo de loja é uma coisa que eu tinha como meta e objetivo para 2025 porque queria muito transformar e materializar aquilo que são os valores da marca, como a irreverência, a cor e a curiosidade num espaço físico. Acho que mais do que abrir um espaço para vender, queria ter um espaço em que as pessoas sentissem coisas, sentissem a marca. Mesmo que não conheças a Favorite People, chegas aqui e isto tem uma certa paz, tem um certo mood", continua Rita Rugeroni, que refere também que os parceiros foram escolhidos a dedo para criar a tal bolha Favorite People. "Era muito importante trazer um projeto sensacional, e por isso convidámos a Joana Astolfi para fazer isto. A Joana é excelente a contar histórias, que acho que é uma coisa que nós também fazemos bem, apostamos em criar uma narrativa."
E embora este seja o único espaço fisico exclusivo da marca — a Favorite People está disponível em vários pontos de venda pelo País e também a nível internacional —, Rita Rugeroni descreve-o como muito mais do que uma simples loja. "Acho que o resultado ficou espetacular. E mais importante do que ter uma loja para venda ao público, é ter uma loja em que as pessoas, no momento em que entram, saibam o que é a Favorite People e o que é que lhes provoca. O nome em si também é muito identificável, não é? Porque eu tenho as minhas Favorite People [pessoas favoritas] e tu tens as tuas."
Uma marca de sucesso pensada como um negócio logo desde o início. "Não era uma brincadeira"
Rita Rugeroni não tem dúvidas sobre a importância da loja online, que lançou o sucesso da Favorite People, e continua a ser fundamental. "É a principal porta de venda, mas, por isso mesmo, por eu saber que há pessoas que gostam de experimentar, e que querem vivenciar um bocadinho mais a marca, acabámos por ter este espaço aqui. Não é, evidentemente, disponível para todo o País, mas acho que há muita gente que acaba por vir aqui, mais que não seja para conhecer, para perceber, afinal, o que é que é a Favorite People sem ser numa rede social", diz a fundadora.

Lançada em 2022, e prestes a completar três anos em setembro, a Favorite People fez das jardineiras uma peça cool novamente, seja para crianças e adultos. Mas será que a fundadora estava preparada para um sucesso que foi quase imediato?
"Não, não estava nada à espera. Eu criei a Favorite People enquanto estava a trabalhar na rádio. Ainda estive dois anos a trabalhar, acho que estive um ano a criar todo o conceito, depois tirei um ano sem vencimento e depois voltei mais um ano e percebi que tinha mesmo de sair. E eu não estava à espera. Nem eu, nem a minha irmã", recorda Rita Rugeroni.
"Para nós, não era uma brincadeira, porque eu nunca faço nada a brincar. Aliás, é visível nas minhas redes sociais, no site, na forma como nós nos lançámos no mercado internacional — hoje em dia temos pontos de venda em mais de 80 lojas, estamos em 28 países —, portanto a lógica nunca foi 'quero ser uma marca que fotografa coisas com os meus filhos no jardim'. Nunca foi esse o objetivo. É ser um negócio, e por isso queríamos trabalhar com os melhores."
Tanto Rita como Madalena Rugeroni rodearam-se então das melhores pessoas no mercado, também para colmatar o know-how que ainda lhes faltava aquando do lançamento. "Rodeámo-nos sempre de uma equipa que sabia o que é que estava a fazer, em contraponto a mim e à minha irmã, que não sabíamos. Ou seja, nós tínhamos a ideia, e eu acho que é o mais importante, é ter a ideia e saber para onde é que queremos ir, mas depois materializar, muitas vezes é difícil. Foi juntar uma equipa que, no fundo, soubesse materializar isso, e acho que foi fundamental para o sucesso da marca."
A Favorite People fez as jardineiras cool outra vez — mas há uma peça popular criada a pedido das clientes
Pouco depois da marca nascer, Portugal foi tomado de assalto pelas crianças vestidas com as jardineiras mais fofas e instagramáveis de sempre. E o padrão —tal como o algodão — não engana: a Favorite People era (e é) de imediato identificada.
"A identidade foi pensada. Eu passei um ano a trabalhar com a 124 Studio, mas mais sobre a lógica do que é que não queria. É muito importante quando lanças um projeto, seja do que for, perceber o que é que não queres. Isto, isto, isto. E depois percebes muito bem o que é que tu queres também. E quando identificas que queres uma marca irreverente, que traga alegria à vida das pessoas, que seja familiar, que seja próxima, a partir desse momento, o mais difícil, e acho que é aquilo que nós até agora temos conseguido, é a consistência. E por isso é que as pessoas se relacionam e se identificam. Porque da primeira coleção para a segunda, e da segunda para a terceira e para a quarta, são coleções diferentes, mas os valores da marca estão lá, a linguagem está lá, o tom está lá", diz Rita Rugeroni.
E porquê jardineiras? "A ideia veio de uma necessidade, entre aspas, natural. A minha mãe vestia-me a mim e à minha irmã de jardineiras, que são práticas. E não as encontrava em lado nenhum. Depois o sermos monoproduto também foi pensado, obviamente achámos que era mais fácil e também não queríamos chegar a todo lado. Nós queríamos que se o objetivo fosse comprar umas jardineiras, que a primeira coisa que viesse à cabeça fosse Favorite People", recorda.
No entanto, com o decorrer das coleções, começaram a surgir as peças para mulher que, à imagem do que aconteceu com as de criança, foram um sucesso absoluto — e Rita Rugeroni admite que isso nunca lhe passou pela cabeça.
"Tenho que dar o mérito às nossas consumidoras e aos nossos clientes, porque não foi uma coisa que eu tivesse pensado. Mas quando lançámos a marca, a demanda e a procura e as centenas de mensagens que nós recebíamos quase todos os dias, a pedir para fazermos o mesmo para adultos, convenceu-nos. E eu tive muitas dúvidas. Pensei, 'mas isto é muito infantil, acho que as mulheres não vão vestir isto'. E, quer dizer, eu vestia, mas achava que eu era uma minoria."
"E, de repente, foi um boom, porque as jardineiras deixaram de ser uma peça de roupa infantil para ser uma peça de roupa confortável, com estilo, cool. Acabámos com o mito de que isto é uma peça só para crianças. E depois também há uma coisa que está muito na moda hoje em dia, e que se calhar há 20 anos não havia, que é este matchy-matchy. Há muitas, muitas, muitas mães que gostam de vestir-se igual aos filhos. Mas não é só. Há toda uma geração aqui na loja de todas as idades, que tem filhos, que não tem, que nem pensa nisso, e adoram as jardineiras", salienta Rita Rugeroni.
Com tanto sucesso, a Favorite People é uma das marcas portuguesas mais cool, mas Rita Rugeroni prefere descrever a sua etiqueta como "familiar" e não tanto como status."Acho que usar a marca é uma coisa aspiracional, mas familiar. Não é como eu dizer quero ter uma carteira da Prada, não é nesse sentido. É uma comunidade que acabou por se criar aqui, que acho que as pessoas gostam de fazer parte. É algo muito mais criativo e familiar do que aquele status, se calhar, muito, muito fechado de uma marca inatingível."
Atualmente, a loja da Favorite People no Monte Estoril — onde está disponível a última coleção da marca, a WOW — é o único ponto de venda exclusivo da marca, e está aberta de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, no Largo Ostende, 14b.
A marca também pode ser encontrada na loja online e em vários pontos de venda pelo País, mas Rita Rugeroni avança que os espaços pop-up da marca regressam ao CascaiShopping, Amoreiras e NorteShopping pela altura do Natal.