A BYOU é uma das muitas marcas nacionais que nasceram nos últimos anos, fruto do boom de empreendedorismo no nosso país pós-crise. Criada em 2013 por Patrícia Gouveia, a BYOU foi feita a pensar em mulheres jovens e adultas com uma atitude cool e sofisticada, que se aceitam tal como são, assumindo o seu corpo e as suas imperfeições. Uma das grandes inspirações da marca é o mundo. Contudo, é em Portugal que constrói o seu negócio, onde faz questão de adquirir os materiais e fabricar as suas peças.

Recentemente a marca lançou uma coleção inspirada em África que conta com uma história e transporta uma mensagem especial.

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Esta coleção consiste numa relação entre as histórias, as cores e as terras de África. Tem 28 peças e todas elas são pensadas em vestir todo o tipo de mulher, com tecidos fluidos e esvoaçantes. "Eu pelava-me para me sentar à mesa dos crescidos e entrar em África pelas palavras da minha avó Helena e do meu pai Luís. Nem sempre as histórias eram bonitas, pois sempre existiu fome, miséria, desequilíbrios sociais e é essa talvez a minha maior ligação a África, esse confronto com uma realidade que me fazia querer saltar para dentro daquelas histórias e fazer parte daqueles cenários", explica Patrícia Gouveia à MAGG.

Esse foi o ponto de partida para a criação da coleção África, que acompanha o seguimento das outras coleções que são histórias ou momentos da vida de Patrícia Gouveia. "Sempre ouvi Africa assim, marcada no coração de quem a viveu. Terracota são as lembranças que tenho do cheiro da terra molhada. O azul de um mar longínquo. A transparência de um verde água, o verde seco das vegetações, o creme das areias e das terras e os brilhos estou a constatar que são uma representação de que a beleza está no brilho que cada um consegue transparecer. E são o sol e a lua deste cenário."

Mas para além desta história, a coleção conta com uma mensagem especial. "Não fazia sentido para mim estar a 'aproveitar-me' da inspiração de um continente com tantas debilidades e com tantas desigualdades."

Foi assim que Patrícia Gouveia decidiu contribuir para uma ONG, a Confident Children out of Conflict. "Eu sabia que queria ajudar de alguma forma, mas não sabia por onde começar e pedi ajuda a uma amiga que lida todos os dias com organizações que se dedicam a apoiar pessoas. Foi esta amiga que me falou da Confident Children out of Conflict e me apresentou à Cathy Groenendijk e foi nesse preciso instante que percebi que era esta a ONG que iria receber a nossa ajuda." começa por dizer.

A Confident Children out of Conflict foi fundada no Sudão do Sul e tem o intuito de apoiar meninas vítimas da guerra. Meninas estas que se viram obrigadas a prostituir. A missão de Cathy Groenendijk é que tentar que elas frequentem a escola e construam outras possibilidades para o futuro. Graças à guerra, Cathy Groenendijk teve que levar as meninas para o Uganda onde estão refugiadas.

Depois de conhecer Cathy Groenendijk, ela e Patrícia Gouveia falam regularmente para perceber a melhor forma de ajudar as meninas. "Inicialmente eu queria enviar bens, mas é muito difícil, se não impossível fazer chegar alguma coisa ao Uganda", explica Patrícia Gouveia. Foi aí que nasceu a ideia de ajudar com uma percentagem das vendas, "sem que isso prejudicasse o valor final."

Ficou assim a cargo da BYOU oferecer à ONG 3% do valor das suas vendas nesta coleção.

Embora já tenha ajudado associações em Portugal, esta foi a primeira vez que Patrícia Gouveia fez algo desta dimensão. E este foi um processo que aconteceu naturalmente e com um único objectivo: "Agora, mais do que nunca, quero dar um significado maior do que a roupa à minha marca, este é o meu propósito. Se isso influencia ou incentiva outras pessoas a ajudar, é perfeito, pois há muita gente a sofrer por este mundo fora e muito por onde ajudar".

Veja a coleção aqui:

 

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