Carina Vaz ficou conhecida pelo público como repórter do programa da TVI "DeLuxe" e do "Running" da SIC Notícias, onde era produtora, autora e apresentadora. Agora, decidiu embarcar noutra das suas paixões, uma já antiga, e criou a sua própria marca de malas em pele, WAY.

A ideia para a marca WAY surgiu muito naturalment. "Cresci num meio ligado à indústria das peles e desde sempre me interessei por todo o processo criativo e de produção das mesmas. Costumava ir a grandes feiras de moda em Milão e em Paris onde tínhamos acesso ao que de melhor se fazia nesse sector."

A dona da marca admite que já havia produzido algumas peças apenas para uso pessoal, mas agora decidiu "que era o momento de dar outros contornos a esse desejo antigo."

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A apresentadora diz que antes de lançar a marca pensou numa ideia-chave, uma frase que marcasse a identidade, e encontrou-a numa frase de Peter Drucker, o fundador da Gestão moderna: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo". Foi esta ideia a motivação maior para este trabalho. "Se queremos algo que nunca tivemos, temos de fazer algo que nunca fizemos e arriscar independentemente de haver receios. A entrega, a dedicação e a genuinidade que colocas no que fazes é fundamental."

Portugal e o mundo atravessam uma época de grande incerteza e dúvida, em resultado da pandemia, mas ainda assim Carina Vaz optou por lançar a sua marca nesta altura, até porque há cerca de um ano que está a trabalhar neste projeto. "Ninguém previa esta situação difícil que o mundo atravessa neste momento e que obviamente tem efeitos em todas as áreas. No entanto, acima de tudo, temos de ser resilientes e adaptarmo-nos às novas circunstâncias, reinventarmo-nos para os desafios que teremos pela frente."

Para Carina Vaz a responsabilidade de ser empresária, modelo, apresentadora e jornalista é diferente, mas que se tivesse que escolher algo entre esses escolheria o jornalismo, porque é algo que sempre fez. "A WAY é um projeto pessoal e um investimento que só de mim depende. Felizmente tenho colaboradores que são excelentes profissionais e que fazem o seu melhor para que nada falhe."

Neste momento e ainda sendo uma marca muito recente, a WAY é focada apenas em malas, mas isso não impede Carina Vaz de pensar no futuro. "Tenho vários projetos associados e ideias para a marca. Ter uma linha para homem, por exemplo, e produzir outro tipo de acessórios em pele fazem parte do meu objetivo."

Quando a quarentena acabar, a empresária já sabe que a marca vai ter alguns pontos de venda em Lisboa e no Porto. "Acho importante que as pessoas tenham contacto com a marca e com a qualidade dos produtos."

Para terminar, a criadora da WAY descreve a sua marca como sendo urbana, versátil e genuína. "Na WAY todos os produtos são confecionados manualmente e com atenção ao detalhe. Para mulheres que privilegiam a exclusividade e os padrões em pele diferenciados."