Estamos em pleno Euro 2024. Portugal volta a jogar esta sexta-feira, 5 de julho, pelas 20 horas, contra França (e esperemos que seja um jogo que nos dê menos nervos do que o anterior). Tendo isto em conta, não há melhor timing para se render a uma das tendências do verão passado e que está a voltar a fazer-se sentir entre os fashionistas: o Bloke Core.
À semelhança das peças em que bandas icónicas são as protagonistas, parece que foi a vez de o desporto se infiltrar na indústria da moda, fazendo com que as T-shirts desportivas (ou jerseys, como se diz lá fora) começassem a infiltrar-se no street style. É caso para dizer que já não é preciso ser dia de jogo para sair à rua com uma.
Parece intimidante, especialmente para quem ainda não se rendeu aos looks mais desportivos? Certamente. Mas desengane-se quem acha que todo o visual fica limitado a esta estética mais informal, porque é possível dar um toque mais elegante ao fazer conjugações certeiras, como casacos de cabedal, calças de alfaiataria, saias ou um calçado mais arrojado, por exemplo.
Basta vermos como celebridades como Bella Hadid , Julia Fox, Rihanna e Kim Kardashian têm dado vida a esta tendência, que também se fez sentir nas passerelles de algumas marcas de luxo, como foi o caso da coleção Resort 2023 da Balenciaga e a coleção primavera/verão 2024 da 3.Paradis. Aliás, até houve colaborações de peso, como entre a Dior e o Paris Saint-Germain ou entre a Adidas e Stella McCartney.
Tudo isto levanta a questão (ou o quase dilema moral), que já acontecia com as T-shirts das bandas musicais: é preciso ser fã de futebol para usar uma camisola da modalidade? Ou pode fazer-se isso apenas pela pinta que dá? Os adeptos mais ferrenhos do futebol concordariam com a primeira opção, claro, mas as sugestões que temos são para quem quiser arrasar com as mesmas.
Da nova T-shirt da Adidas em colaboração com o Sport Lisboa e Benfica, que chegou ao mercado esta quarta-feira, 3 de julho, às do Sporting Clube de Portugal, passando pelas da própria Seleção Nacional no âmbito do Euro 2024, temos várias jerseys para que se renda à tendência e volte a dar-lhe vida.