É provável que, ao fazer scroll pelo TikTok, já se tenha deparado com um ou outro vídeo em que as etiquetas das peças da Zara são as protagonistas. Esta rede social tem sido levada à loucura, uma vez que estes pequenos pedaços de tecido (que ignoramos completamente) contêm símbolos cujo significado é desconhecido.

Há triângulos, círculos e quadrados – e os utilizadores do TikTok começaram logo a lançar algumas teorias. Aquela que mais ênfase ganhou foi a que incidia sobre o facto de cada símbolo corresponder ao tamanho e à forma como a peça vai assentar na pessoa que a vestir. Nós explicamos.

Depois do Porto, há mais uma Zara tecnológica e luxuosa no País (e fica num centro comercial da capital)
Depois do Porto, há mais uma Zara tecnológica e luxuosa no País (e fica num centro comercial da capital)
Ver artigo

Segundo os palpites, o círculo deveria significar que a peça vai assentar de forma larga. Já o triângulo quereria dizer que o corte é mais justo. Por último, o quadrado não é sinónimo de nenhuma dessas coisas – ou seja, a peça cair-lhe-ia de regularmente no corpo, sendo fiel às proporções a que se propõe.

No entanto, depois de muita especulação, a Zara decidiu vir a público com as verdadeiras respostas. Apesar de não terem utilidade para o consumidor, a verdade é que o objetivo destas formas geométricas é ajudar os colaboradores da marca da Inditex a orientarem-se dentro da loja, de acordo com a "Metro".

Trocado por miúdos, estes símbolos dizem respeito às coleções a que as peças pertencem e em que secções é que devem ser expostas. Por isso, a verdadeira resposta é esta: o círculo corresponde à coleção de senhora, o quadrado aos básicos e o triângulo à TRF (Trafaluc), a linha dedicada a um público mais jovem.