Apesar de as tendências do mundo da moda serem cada vez mais arrojadas em relação às formas e cores, há uma peça que os consumidores colocam à margem dessa irreverência: os ténis (ou sapatilhas, dependendo de onde nos está a ler). Quem o garante é Edgar Seabra, responsável pela Xtreme, uma das maiores lojas de ténis das zonas norte e centro, e com uma loja online onde pode encontrar praticamente tudo.
"Os clássicos dificilmente passam de moda", explica Edgar, acrescentando que o que estamos a viver agora – ou seja, "tempos de incerteza, de crise e recessão" – levam os consumidores a não arriscar, adquirindo "opções mais seguras". Por isso, é provável que, nesta estação, as apostas recaiam sobre "modelos mais clássicos, mais sóbrios".
Esta é uma tendência manifestada maioritariamente no público masculino, que apresenta "um comportamento um bocadinho mais conservador". Já as mulheres "arriscam mais a nível de calçado e, mesmo que adquiram coisas que passem de moda, depois compram outros modelos", explica Edgar à MAGG.
No entanto, da experiência que tem, num cômputo geral, os modelos "mais intemporais e que dão bem com tudo" são as propostas com mais saída. Isto aplica-se, sobretudo, ao calçado branco. "Talvez por ser uma opção mais segura, continuam a ser os modelos mais vendidos seja de que marca for", frisa.
Assim, os icónicos Air Force, da Nike, são bastante procurados, "especialmente nas camadas mais jovens". Contudo, esta é uma marca "que praticamente não se encontra nos retalhistas portugueses, por decisão unilateral da marca – mas conseguimos encontrar nos retalhistas internacionais", explica o responsável da Xtreme à MAGG. Face à escassez que tem começado a fazer-se sentir no mercado, "há outras marcas que se estão a aproveitar disso, como a da Ralph Lauren, que tem um modelo idêntico", acrescenta.
Quanto às mais procuradas, Edgar Seabra destaca Gant, Lacoste e Fred Perry como as marcas prediletas do público masculino. Quanto ao feminino, a New Balance "está com muita força neste momento", sendo os modelos mais requisitados os 327, 530 e 550, também em cores discretas, como o branco e apontamentos em prateado.
A Adidas também tem, ano após ano, contado com alguns pares de ténis que se vão tornando cada vez mais populares. Ultimamente, a linha Terrace, alicerçada numa inspiração "indoor, de desportos como andebol e futsal", tem sido bastante aclamada. Assim, desde os clássicos, como os Campus e os Gazelle, até aos mais arrojados, como os Munchen, os Tobacco e os Handball Spezial, há opções para todos os gostos.
Tendo todas estas indicações em conta, a MAGG fez uma seleção para si. Disponíveis em lojas como Xtreme, Footlocker, JD e nos sites das respetivas marcas, as opções vão dos 59,90€ aos 149,99€.