Nos anos 70, uma jogada de futebol redefiniu o conceito de classe e ousadia dentro de campo. Um toque leve e relaxado, que iludia o guarda-redes e resultava num golo atrevido. Chamaram-lhe Panenka, em homenagem ao jogador checo que a imortalizou. Décadas depois, este mesmo espírito serve de inspiração para um novo modelo de ténis que promete deixar os amantes de moda a ver estrelas.

Esta criação é cortesia da VEJA, conhecida por fundir o desporto com a moda, em designs sustentáveis. Por isso, se os Volley vão beber inspiração à modalidade que lhe dá nome, o novo modelo, também ele intitulado Panenka, inspira-se na estética do futebol, que casa com a cultura urbana do Brasil, onde os modelos são confecionados.

Este lançamento conta com cores clássicas, inspiradas nos equipamentos antigos e detalhes que piscam o olho às chuteiras de outros tempos. Rege-se por linhas frontais costuradas e uma silhueta robusta, que evoca imediatamente o ADN do calçado dos jogadores em campo. A textura acolchoada reforça esse lado nostálgico, enquanto a lingueta serrilhada remete para a vibe old-school da modalidade.

Como sempre, este modelo não é alheio à filosofia sustentável que tornou a VEJA uma referência. A parte superior é feita de Organic Traced Leather, o couro mais macio da marca até à data, com origem em fazendas uruguaias de certificação 100% orgânica. Já a sola combina borracha da Floresta Amazónica e borracha reciclada, garantindo não só um design apelativo, mas também o compromisso ambiental da insígnia.

Os Panenka estão disponíveis em três combinações de cores e custam 140€. Contudo, se achava que podia comprá-los já, desengane-se, porque ainda vai ter de esperar uns dias. O novo modelo só chega esta quinta-feira, a 20 de fevereiro, às lojas VEJA e ao site oficial da marca, aterrando em lojas selecionadas de todo o mundo a partir de 6 de março.

Espreite as novidades