
Vendida por 8,6 milhões de euros num leilão realizado esta quinta-feira, 10 de julho, pela Sotheby's, a icónica mala, inspirada na atriz e modelo Jane Birkin, entrou para a história como um dos artigos de moda mais valiosos de sempre.
O leilão começou com uma licitação base de 1 milhão de euros. Apesar de a mala apresentar alguns riscos e manchas, foi vendida por 8,6 milhões de euros a um licitador do Japão, mas não foi revelada a identidade.
O artigo é agora considerado o segundo mais valioso de moda, apenas sendo ultrapassado por um par de sapatos vermelhos rubi do "O Feiticeiro de Oz”, vendidos em 2024 por 26,5 milhões de euros.
A mala de pele preta foi criada para a atriz e modelo Jane Birkin, que morreu em 2023. Segundo a casa de leilões, a história da criação da icónica mala Birkin começou num voo da Air France Flight, onde Jane Bitkinconheceu Jean-Louis Dumas, o então diretor artístico da Hermès.
Frustrada com as malas pequenas da época, Jane Birkin comentou que não encontrava uma mala de mão onde coubesse tudo. Inspirado no que a atriz disse, Jean-Louis Dumas criou a mala Birkin, ao qual deu o nome da atriz.