Já há muito que deixou de ser apenas aquele casaco que ficava guardado no armário à espera dos dias de chuva e que passou a ser uma peça obrigatória nos looks de primavera, outono e inverno de todas as mulheres. Quer faça chuva ou sol.
A gabardine, ou trench coat, continua a cumprir o seu propósito e a salvar várias peças de roupa da chuva, mas é agora, acima de tudo, uma peça-tendência, como tantas outras.
Quando falamos em gabardine a primeira imagem que nos ocorre é a clássica versão bege, com o forro em xadrez, da Burberry, mas são já vários os modelos que se podem encontrar em várias lojas. Com ou sem gola, com ou sem botões, com ou sem capuz, de várias cores, com padrões no interior e no exterior, há para todas os gostos e ocasiões.
São usadas principalmente na meia estação, até porque o material não é propriamente o mais quente. Ou seja, a primavera e o outono são as alturas ideais para usá-las. E, talvez por isso, é uma das peças mais vistas nas várias edições da ModaLisboa, que acontecem exatamente nesse momento. E nesta que é a 51.ª edição, voltamos a vê-la em ação.
Beges, pretas, verde tropa, azuis, com xadrez, de algodão, de plástico, ou em veludo, como casaco ou até como vestido. Passou um pouco de tudo neste primeiro dia de ModaLisboa.