Quando foram lançados em 1977, os Vans Old Skool custavam entre 9,05€ e 18,12€. Em 1988, no auge do sucesso, a empresa foi vendida por cerca de 64 milhões de euros e todos os fabricantes de sapatilhas falsificadas foram obrigados a parar a produção. 42 anos depois, a Primark está a ser acusada de "plágio" e de "concorrência desleal".
Segundo o jornal britânico "The Independent", a marca de sapatilhas deu início a um processo judicial contra a loja irlandesa depois de esta ter ignorado, desde 2017, ordens para cessar a produção de artigos semelhantes a um dos seus modelos icónicos.
A ação judicial, registada em Nova Iorque no início de janeiro, alega que a Primark incorreu nos crimes de "violação de uma marca registada, competição desleal e publicidade enganosa."
Em causa está o uso das linhas laterais presentes nas sapatilhas falsificadas que, segundo a Vans, estão nos seus produtos desde os anos 70, "sendo já uma das imagens de marca da empresa."
"A posição e proeminência da linha lateral nos Vans faz com que estes sejam reconhecíveis pelos consumidores mesmo a grandes distâncias", escreve o "The Independent" citando os documentos submetidos em tribunal para o processo legal.
Na versão falsificada e produzida pela Primark, a linha branca das sapatilhas é curvada, ao contrário da versão original, onde se apresenta mais definida e angular. Mas há uma outra diferença significativa: é que um par de Old Skool original custa cerca de 70€, ao passo que a Primark está a vender a sua versão por apenas 10€ — e até está disponível em Portugal.
Ainda nos mesmos documentos, a Vans acusa a empresa irlandesa de confundir, de forma deliberada, os consumidores, ao escolher um nome que remete o público para as sapatilhas originais.
"A Primark usou os nomes Skater Low Tops e Skater High Tops numa tentativa clara de sugerir uma ligação à marca Vans", explicam, que se tornou popular por entre os skaters que procuravam sapatilhas resistentes e flexíveis a todo o tipo de atividades.
À revista "WWD", um representante da Primark já fez saber que a empresa discorda de todas as alegações feitas pela marca norte-americana e que está preparada "para defender a sua posição no mercado".