A nova coleção da Buzina, apresentada este sábado, 12 de outubro, na 63.ª edição da ModaLisboa, é uma viagem de Vera Fernandes de volta às suas origens, mas com uma abordagem mais confiante e polida. O nome da coleção, Boldness, já deixava antever aquilo que prometia: peças marcantes, cheias de volume e uma boa dose de ousadia. E se há coisa em que a criadora da marca é boa é a cumprir promessas.
Dizemos isto porque, já na coleção passada, Boucle, que desfilou pela passerelle do Pátio da Galé em março, Vera Fernandes afirmava que estava a passar por um processo de transformação, de regresso a um local que nos é tão familiar: o começo. E foi precisamente isso que se viu na passerelle – uma viagem sem volta às origens da insígnia, mas mais sexy, ousada e com uma forte inspiração na década que a viu nascer.
Isto porque Vera Fernandes inspirou-se nos anos 80 para criar uma linha que casa o exagero típico destes tempos já idos com as suas volumetrias e transparências de eleição. Os vestidos volumosos em tafetá e as organzas fluídas foram eficazes a remeter-nos para um tempo em que as silhuetas eram tudo menos discretas. "Acho que é uma década que marcou toda a gente", diz a designer à MAGG.
Uma das características que distingue esta coleção de anteriores é a sensação de maior coesão e segurança na criação. Se nas coleções passadas a designer sentia que o caos criativo imperava, agora parece ter encontrado o equilíbrio. "Voltámos e eu estava a precisar. Agora, sinto que está tudo mais estruturado, mais cimentado, e tem tudo para ir em frente. Primo pelas cores e pela excentricidade. A coleção está muito mais audaz", continua.
Mas e se lhe disséssemos que a Buzina partilhou a passerelle com uma marca do país vizinho? É verdade. Um dos momentos altos do desfile foi, sem dúvida, a colaboração com a Tous – uma sinergia de peso. A criadora pegou nos anéis Hold Oval da marca e transformou-os num cinto statement, um acessório que acabou por roubar todas as atenções. Esse cinto, composto por anéis de diferentes tamanhos e correntes com banho de ouro, trouxe uma componente (ainda mais) luxuosa aos looks.
“A Tous surgiu na hora perfeita, no sítio perfeito”, explica Vera Fernandes, referindo-se à importância desta parceria. O acessório foi tão versátil que, durante o desfile, foi também utilizado como gargantilha e pulseiras, demonstrando o quão importante é a criatividade para a Buzina, que consegue ir além do convencional. "Achei que esta edição merecia um up", acrescenta a criadora, mencionando ainda a ajuda da Lafayette no processo de afinar o equilíbrio criativo do desfile.
A parceria correu "tão bem", segundo a mesma, que esta espera repetir o modelo no futuro, reforçando a ideia de que quando "duas marcas se unem para um propósito comum, o resultado faz toda a diferença". Em relação às peças da Buzina, estas vão ser postas à venda de imediato, tendência que tem sido constante nos últimos desfiles. "Quero que as clientes sintam alguma exclusividade", remata.