Depois de ter iniciado as celebrações dos 25 anos de carreira na 60.ª edição da ModaLisboa, em março, Carlos Gil quis dar mais uma festa, antes de dar o capítulo por terminado. É por isso que, este sábado, 8 de outubro, o designer português apresentou as suas novidades de primavera/verão 2024 num desfile que, fundamentalmente, foi mais do que isso. Nós explicamos.
A apresentação começou com um número musical de Mimicat, que trouxe uma versão (ainda mais) sensual da sua canção "Tell Me Why" – com direito a saxofonista e tudo. Até porque, já que o tema da coleção vai beber inspiração ao burlesco londrino, o designer queria que ecoasse pelo recinto uma voz que encapsulasse esta era de glamour na perfeição.
"Em primeiro lugar, gosto da voz da Mimicat. Estava adequada ao tema, não fugia daquilo que se pretendia", corrobora Carlos Gil, que assume ainda que o seu gosto pessoal não foi o único fator a pesar na balança. "É uma imagem emergente e tem de ser destacada", afiança à MAGG, no rescaldo da apresentação das novidades.
Depois de a finalista da Eurovisão voltar a recolher-se, o desfile propriamente dito começou – e a festa continuou. Ao som de ritmos e batidas enérgicas, a cargo de uma DJ, as modelos desfilaram com pedrarias de cima a baixo, plumas esvoaçantes, franjas quilométricas e penas exuberantes, bem como padrões inspirados nas mesmas. "Ao celebrar a festa, eu tinha de ter festa. Elas [as modelos] tinham que estar em modo festa", frisa o designer.
Mas as novidades não se resumem a isto. É que, pela passerelle, desfilaram também algumas caras conhecidas, como Paulo Pires e Ricardo Pereira, fazendo com que fosse levantada a ponta do véu em relação ao próximo capítulo de Carlos Gil. "Hoje, o homem iniciou com uma coleção denim, com um corte alfaiate, algo que futuramente irá continuar nas coleções", esclarece, acrescentando que é uma "continuação do ADN da marca", já que a ganga também foi apresentada na coleção passada (mas para o público feminino).
O designer apresenta as coleções sazonalmente neste evento, onde é aclamado, mas a sua assinatura vai além fronteiras. O seu percurso profissional de 25 anos está assente em várias nomeações e prémios, como a Medalha de Mérito da Cidade do Fundão, o prémio Jovem de Sucesso em Portugal e no Estrangeiro, e a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique – e é por isso que o designer quer celebrar.
"O terminar desta festa é ter a coragem de ter conseguido já ultrapassar tantos desafios, ao longo de 25 anos de carreira. Eu iniciei na estação passada com o cocktail e achei que devia terminar em bom, com os amigos, com os clientes, com quem gosta da marca", conclui.