Segundo um estudo realizado pela Direção Geral de Saúde, mais de 3% da população mundial sofre de ansiedade. O problema está a ser discutido em cafés, debates e por especialistas — mas continuamos sem conseguir diagnosticar os sintomas que indicam que sofremos de ansiedade. Se não se sente bem e acha que pode ser vítima deste problema, faça o teste e descubra.
A ansiedade nem sempre é um problema. Em quantidades comedidas, pode ser útil para identificar situações de perigo e funciona como um estimulante. O problema chega quando a sentimos em excesso. E segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entre 2004 e 2009, observou-se um crescimento de 25,3% no consumo de ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos em Portugal.
A ansiedade manifesta-se das mais diferentes formas e os sintomas são diferentes — o consumo de álcool, drogas, chá, café, tabaco e alguns medicamentos podem estar associados a crises de ansiedade. Estas 10 questões foram feitas com base na informação do site Health Wise e da Clínica da Mente. Classifique a frequência com que sentiu estas situações nas últimas duas semanas e descubra em que nível está a sua ansiedade.