Um vídeo publicado no TikTok ficou viral, contando já com mais de 20 milhões de visualizações, após a sua autora sugerir que a cor da barba do companheiro teria aclarado devido a este lhe fazer sexo oral. Escreveu "a barba dele começou a ficar ruiva desde que te conheceu", com a descrição "iykyk", que significa "se tu sabes, tu sabes". Já outros utilizadores da mesma rede social partilham a ideia de que os pelos aclaram devido ao ato sexual.

Mas será que é possível as secreções vaginais aclararem os pelos? Heather Irobunda, médica obstetra e ginecologista, respondeu ao vídeo original, afirmando que a informação não é verídica, e que "provavelmente é apenas genética". "As secreções vaginais não aclaram pelos da barba, pelos púbicos, qualquer tipo de pelos, lamento. Pode fazer com que a sua roupa íntima seja aclarada, e perca a cor de algumas das peças mais escuras, mas não é suficientemente forte para aclarar pelos", explica.

A médica justifica no vídeo que "o pH vaginal não é ácido o suficiente para causar mudança de cor dos pelos". "Mas mesmo que fosse ácido o suficiente, provavelmente não haveria tempo de contacto suficiente (embora algumas pessoas possam tentar) para permitir que a cor alterasse".

De acordo com a "PopSugar", Zeeshan Afzal, diretor médico da Welzo, uma empresa que oferece serviços de saúde privados, concorda com a ginecologista. "Não é possível que secreções vaginais ou sexo oral com alguém com vulva alterem a composição genética dos folículos pilosos da barba. Assim como a cor do seu púbis ou da sua pele não muda quando você faz sexo, a sua vagina também não tingiria a barba de alguém", confirmou o médico.

Nesse caso, o que é que justifica que os pelos da barba de alguns homens tenham a tendência a aclarar com o tempo? Heather Irobunda justifica que esta alteração se deve a fatores genéticos, e que muito provavelmente a pessoa "tem uma mutação genética para cabelos ruivos".

Já Parmeet Kaur, especialista em saúde pélvica, conta à "PopSugar" que existem ainda outras causas para o possível aclaramento dos pelos, nomeadamente "a luz, reflexo, ou outros fatores ambientais", como a exposição solar. "Não existe nenhuma evidência científica que sugira que fazer sexo oral em alguém com uma vulva possa fazer com que a barba fique ruiva", declara.

Veja o vídeo viral e a explicação da ginecologista para o aclaramento da barba.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.