
Sabe o "plim" que a sua air fryer faz quando acaba de cozinhar os alimentos que lá colocou? Esse som pode desencadear a mesma excitação que o sexo, de acordo com a professora de saúde e psicologia da comida na Universidade de Bradford, Dra Eleanor Bryant.
O fenómeno chama-se "vibrações de air fryer" e inunda o cérebro de químicos que nos fazem sentirmo-nos bem e que criam uma sensação de excitação. Além disso, a antecipação da comida ativa a parte do sistema de recompensas do cérebro de uma forma única.
"Quando antecipamos comer comida deliciosa, o nosso cérebro inunda os nossos neurónios com químicos que nos fazem sentirmo-nos bem. É uma sensação de excitação intensificada devido à novidade, à velocidade e à facilidade de cozinhar, que pode ser aumentada quando se usa uma airfryer", explica.
Este equipamento que permite cozinhar comida com ar quente, sem precisar de óleos, contribui para a libertação de dopamina, que também é libertada em grandes quantidades durante o sexo, e causa, da mesma forma, um batimento cardíaco acelerado.
Usar uma airfryer ativa áreas no cérebro ligadas à emoção, segundo esta especialista, citada pelo "Daily Mail". "Faz com que as pessoas sintam que estão a ganhar na cozinha, por estarem a fazer escolhas mais saudáveis, mas também indulgentes", adianta.