Brent Chapman perdeu a visão aos 13 anos, depois de ter uma reação alérgica rara a Ibuprofeno que o deixou cego de ambos os olhos. Desde então, o homem de 34 anos passou duas décadas à procura de tratamentos para restaurar a visão, mas nunca com sucesso a longo prazo.

Isto até encontrar o Dr. Greg Moloney. O oftalmologista, que trabalha no hospital Providence Health Care’s Mount Saint Joseph, sugeriu ao canadiano realizar a rara cirurgia "dente no olho", desenvolvida nos anos 60 e apenas feita em poucas centenas de pessoas em todo o mundo.

Experimentaram fazê-la no olho direito. O procedimento inicia-se com a remoção de um dente. Depois, alisam-no e fazem um pequeno buraco no centro, onde colocam uma lente prostética. Esse buraco é colocado na parte da frente do olho do paciente, que passa a conseguir ver pela lente.

É usado um dente do próprio paciente porque torna-se mais improvável que o corpo o rejeite. "Por norma, a reação é choque, surpresa e descrença de que este procedimento sequer exista", diz o médico, citado pela "People". "Parece ficção científica. Quem é que pensou nisto? É de loucos", afirma.

Mas a verdade é que os resultados apareceram. Brent Chapman foi logo capaz de ver as mãos quando acordou da cirurgia, sendo que a visão foi melhorando à medida que sarava. Agora, diz que se sente "fantástico" e que está a viver "todo um novo mundo".

"Quando fizemos contacto visual, ambos desatámos a chorar. eu não fazia contacto visual há 20 anos", contou o canadiano, citado pelo mesmo site.