Fazer pausas regulares, manter-se hidratado e ter atenção à iluminação do escritório. Para quem passa muitas horas a trabalhar e a olhar para um ecrã de computador, estas são só algumas das coisas que pode fazer para pôr um ponto final àqueles dias em que acaba o trabalho com a sensação de olhos cansados e secos.

Mas há mais. A postura e a posição em que está na cadeira também têm importância. O ar condicionado costuma estar ligado enquanto trabalha? Também isso é um fator ao qual deve prestar atenção.

Mostramos-lhe 7 dicas essenciais para que deixe de acabar o dia com os olhos cansados depois de muitas horas ao computador.

Faça pausas regulares

Qualquer atividade que exija algum esforço da nossa visão deve ser acompanhada de algumas pausas regulares. Isso é válido para quem conduz por muitas horas, por exemplo, mas também para quem está todos os dias a olhar para um ecrã enquanto trabalha.

Não, as lentes de contacto não se “colam” aos olhos. 4 mitos que tem de esquecer (para as ir alternando com os óculos)
Não, as lentes de contacto não se “colam” aos olhos. 4 mitos que tem de esquecer (para as ir alternando com os óculos)
Ver artigo

Além das pausas mais prolongadas em que deve procurar dar algum descanso aos seus olhos, ao não olhar para ecrãs (sejam eles de telemóveis, tablets ou outros gadgets), também pode fazer pausas mais rápidas e sem sair da cadeira.

Para isso, basta desviar o olhar do ecrã e focar noutro qualquer objeto do escritório — uma janela ou uma parede — durante uns segundos antes de retomar o seu trabalho.

Estas pausas vão ajudar a que os olhos não estejam sempre focados na luz azul e branca que tende a vir do ecrã e que potenciam a sensação de cansaço ao final do dia.

Pisque os olhos com frequência (e hidrate-se)

Outra forma de evitar a sensação de olhos cansadas é passar a piscar mais os olhos.

Em momentos de maior concentração ou tensão, é comum não piscarmos os olhos tantas vezes quando deveríamos. Ao piscar mais, o filme lacrimal é distribuído de forma regular e lubrifica a superfície do olho.

Da mesma forma, redobre os cuidados de hidratação. Manter o corpo hidratado potencia a lubrificação dos olhos através do filme lacrimal.

Atenção ao ar condicionado

Quer esteja a trabalhar em casa ou no escritório, tenha atenção ao ar condicionado.

Seja para tornar a sala mais quente ou mais fria, a verdade é que os ar condicionados tendem a deixar o ar muito seco e isso, claro, prejudica a lubrificação natural dos olhos que, por sua fez, potencia a sensação de cansaço ocular ao final de um dia de trabalho.

Ajuste a iluminação do escritório

Um dos passos essenciais para garantir a saúde da sua visão também passa por gerir a iluminação da divisão onde vai trabalhar.

A regra de ouro é esta: encontre um meio termo para que o seu local de trabalho não esteja iluminado em excesso, mas também não esteja muito escuro. Tente controlar a luz natural e, depois disso, se necessário, regule as lâmpadas interiores para o máximo conforto dos seus olhos.

Reduza a temperatura do seu ecrã

A luz que o seu ecrã emite diariamente tende a ter uma temperatura muito fria independentemente da hora a que estiver a trabalhar. A pensar nisso, há algumas soluções no mercado para ajustar a temperatura da luz dos seus ecrãs. O objetivo, claro, é reduzir o cansaço visual.

Para o caso de usar computadores Mac, da Apple, os novos modelos já vêm com uma funcionalidade chamada Night Shift que funciona de forma automática — ajustando a temperatura do ecrã a cada momento do dia, apresentando uma temperatura de cor mais fria durante a manhã, mas que vai ficando mais quente (ou alaranjada) à medida que se aproxima do final da tarde.

Para computadores Windows, pode instalar a aplicação f.lux. É totalmente gratuita e funciona da mesma forma.

Ajuste a postura (para não esforçar os olhos)

Na altura de se sentar à secretária, procure encontrar uma boa posição que lhe permita não estar muito próximo do ecrã, mas também não muito longe.

Sente-se a cerca de 30 centímetros de distância do monitor e teste. Se sentir os olhos em esforço enquanto lê, significa que vai ter de ajustar a sua posição ou até mesmo a altura do ecrã.

Se puder ajustar a altura do seu monitor, tente tê-lo ligeiramente abaixo da linha dos olhos para um maior conforto.

Compre uns óculos 100% à sua medida

Cada rosto é único e, por isso, evitar que acabe o dia com os olhos cansados também pode passar por encontrar uns óculos que sejam feitos inteiramente à sua medida. E isso é mais fácil do que nunca.

Tudo graças à Alberto Oculista, a marca que conta com um serviço inovador, seguro e que prima pela qualidade ao permitir a criação de modelos de óculos que respeitem todas as linhas e traços do seu rosto.

O serviço, disponível em qualquer uma das 68 lojas da marca em todo o País, chama-se "Óculos 100% à Medida" e faz uso de um software inovador e de última geração chamado Virtual Eyewear Assistant que recolhe os dados biométricos do rosto para poder criar um par de óculos que lhe fique sempre bem e com o qual se sinta confortável.

Os dados que este software recolhe incluem as medidas do rosto, mas também o formato do nariz e das orelhas para que não sinta qualquer desconforto a usar a armação. Na criação do seu par de Óculos 100% à Medida, vai poder ainda escolher a cor e o padrão da armação.

A recolha dos dados em loja não demora mais do que três minutos. Depois de validada por um especialista da Alberto Oculista, poderá recolher os seus óculos novos num prazo de até sete dias úteis.

Aproveite o facto de outubro ser o mês da saúde ocular para se informar, junto da Alberto Oculista, acerca da sua visão e do tipo de óculos de que beneficiaria para não acabar os dias com os olhos cansados.

Pode saber mais sobre a marca, e o seu serviço inovador — que foi considerado, em 2021, o Produto do Ano e em 2022 recebeu a distinção do Prémio Cinco Estrelas — no site oficial.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.