A Chasing the Stigma, uma instituição de solidariedade sediada em Liverpool, dispôs centenas de sapatos na escadaria do St. George's Hall, na mesma cidade do Reino Unido.
A ação, que decorre na Semana da Saúde Mental Infantil, que teve início a 4 de fevereiro e termina a 10, pretende, em primeira instância, trabalhar para quebra do tabu em torno dos problemas associados à saúde mental, avança o “The Independent”.
Mas os sapatos representam mais do que isso. A ideia é consciencializar a população para o número de suicídios em faixas etárias muito novas, sendo que cada par de disposto nas escadas representa uma vida perdida nestas circunstâncias em 2017.
As estatísticas são de partir o coração, mas muitas pessoas não estão cientes dos números ou desta realidade”, disso ao jornal inglês Jake Mills, fundador desta instituição. “Atrás de cada estatística está uma vida desnecessária e tragicamente perdida”, acrescenta.
Sobre os sapatos, que foram doados à Chasing Stigma, o fundador diz que a intenção era de criar uma “representação visual” das vidas em questão.
A ação foi muito elogiada e cumpriu o seu propósito. “Verdadeiramente horrendo quando mostrado com tanta nitidez”, comentou um utilizador do Facebook. “Isto deu-me arrepios. Tão triste que qualquer criança se sinta desta forma”, disse outro, cita o mesmo jornal.