O aparecimento de hemorroidas durante a gravidez ainda é um motivo de muitos tabus. As hemorroidas não são mais do que veias dilatadas e salientes que se encontram dentro e em torno do ânus e do reto e que podem causar desconforto, situação que não afeta apenas as mulheres grávidas.
Beatriz Gosta esteve à conversa com a enfermeira de saúde materna, Carmen Ferreira, especialista em hemorroidas e responsável pelo projeto "Maternidade Sem Dor". O objetivo? Desmistificar esta questão e definir o melhor plano de ação para quem não sabe o que fazer quando elas surgem.
Estas "veias em redor do ânus que ficam inflamadas e mais salientes" e "que podem dar bastante desconforto", assim como explica a enfermeira, podem surgir no corpo de "toda a gente", seja homem ou mulher. Existem vários tipos de hemorroidas, como as internas (no canal anal, acima do ânus) e as externas (debaixo da pele, à volta do ânus e fora do canal anal).
Assim como esclarece Carmen Ferreira, existem certas pessoas com mais propensão para terem hemorroidas. Tornam-se mais frequentes durante o envelhecimento, quando existe um aumento de peso ou devido a alterações hormonais. Tal cenário aumenta esta tendência durante a gravidez e o pós-parto.
A pressão que é exercida no pavimento pélvico, bem como o esforço de evacuação são outros dos fatores que podem originar o aparecimento de hemorroidas (mais comuns em quem sofre de prisão de ventre). No entanto, importa saber que estas podem ser prevenidas ou remediadas.
Encontrámos o creme perfeito
Na maioria dos casos, as hemorroidas não são graves e conseguem curar-se por si próprias. Ainda assim, existem medicamentos capazes de aliviar a dor, o prurido e o ardor causados pelas hemorroidas. O creme Procto-Glyvenol, indicado para o tratamento das hemorroidas, é um deles.
O Procto-Glyvenol, para além de reduzir a dor e a inflamação, também pode melhorar o tónus vascular. Este creme, que surge numa bisnaga de 30 gramas, não está sujeito a receita médica e trata tanto hemorroidas externas como internas. Deve ser aplicado na zona retal duas vezes por dia, de manhã e à noite, até os sintomas agudos diminuírem.
Isto, claro, uma vez feita uma higiene cuidadosa da região anal. Aliviados os sintomas, passa a aplicá-lo apenas uma vez ao dia. Caso as hemorroidas sejam internas, pode e deve utilizar o aplicador e introduzi-lo no ânus, pressionando a bisnaga para introduzir uma pequena porção de creme no reto.
O que fazer para prevenir ou aliviar?
A enfermeira Carmen Ferreira deixa algumas sugestões para lidar com este problema:
- Aplicar o creme Procto-Glyvenol;
- Ter uma boa ingestão de fibras;
- Manter-se hidratado;
- Evitar cafeína em excesso;
- Não passar muito tempo sentado na sanita;
- Fazer exercício físico;
- Praticar uma alimentação saudável;
- Evitar picantes em excesso;
- Enquanto evacua, apoiar os pés num banco, inclinar-se para a frente, com os cotovelos nos joelhos, para "ter um ângulo mais favorável do ponto de vista anatómico";
- Aplicar gelo;
- Realizar fisioterapia pélvica;
- Adquirir uma almofada ortopédica em forma de donut;
- Evitar o esforço ao evacuar;
- Aplicar um penso com água;
- Deixar de ter vergonha em assumir o problema;
- Informar-se junto de profissionais de saúde.