Há já alguns anos que novembro se tornou sinónimo de deixar crescer a barba durante 30 dias — o Movember, como ficou conhecido, nasceu da vontade de alertar para os perigos do cancro da próstata. Agora chegou a vez do Januhairy, uma iniciativa que desafia as mulheres a quebrarem as normas impostas pela sociedade.
Como? Deixando os pelos quietos durante um mês. Criada por Laura Jackson, uma estudante de Direito de nacionalidade britânica, a campanha quer derrubar um dos principais tabus impostos pela sociedade na imagem corporal feminina: a depilação. O Januhairy surge em apoio ao programa educativo Body Gossip's, que encoraja à aceitação de toda e qualquer forma de beleza.
"A aceitação do pelo na mulher ainda é, infelizmente, um dilema", lê-se na página de Facebook da campanha. "A sociedade age como se o pelo que cresce nos nossos corpos fosse pouco atrativo e desagradável".
O mês ainda vai no início, no entanto muitas mulheres já se juntaram à causa. Mostramos-lhe 50 fotografias que revelam como o pelo pode fazer parte da beleza feminina.