E se do seu café da manhã nascerem cogumelos? É assim na Nãm Urban Farm, a primeira quinta urbana inaugurada esta quarta-feira, 19 de maio, em Marvila, Lisboa. A cada vez mais conhecida marca de cogumelos feitos a partir de borras de café juntou-se à Delta Cafés para unir os recursos de cada um: as borras de café e os conhecimentos para trabalhar a terra e produzir cogumelos.
Esta era já uma missão da Nãm, mas com o aumento da procura por restaurantes e consumidores a título individual, a marca precisou de apostar num novo espaço de modo a aumentar a produção mensal — atualmente de uma tonelada de cogumelos. E foi assim que nasceu a nova quinta urbana que vai permitir passar para quatro toneladas de cogumelos mensais. Quanto é que é preciso em borras de café para fazer crescer estes fungos? Três vezes mais: 12 toneladas.
O que não deve ser difícil já que de acordo com o estudo TGI da Marktest, um milhão e meio de portugueses beberam mais de dois cafés por dia em casa em 2020. Agora que já pode beber cafés na rua, o consumo não deverá ser muito diferente, tal foi possível verificar com o desconfinamento e o desejo de matar as saudades de uma bica em chávena de louça.
O objetivo desta parceria é, acima de tudo, promover a sustentabilidade, bem como as boas práticas ambientais da Delta Cafés, cujo resultado está mais acessível do que pensa.
Além da quinta urbana, foi criado um social club em Marvila para poder degustar à mesa os cogumelos produzidos na quinta — acompanhados de outros ingredientes da horta biológica no mesmo espaço —, e rematar a refeição com um café Delta cujas borras vão, de seguida, diretamente para a terra para dar continuidade à economia circular vinculada ao projeto.
Há ainda outra (boa razão) para visitar o espaço onde se produzem cogumelos com borras de café: pode ver como se faz todo o processo numa visita interativa com mini-workshop e, no fim, levar cogumelos para produzir em casa. Também pode comprá-los já prontos a colocar num risotto no local ou na loja online da NÃM.